> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: 68% não declararam Imposto de Renda

terça-feira, 12 de abril de 2011

BRASIL: 68% não declararam Imposto de Renda

Até as 16h de ontem, apenas 7,7 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) tinham sido registradas no sistema da Receita Federal. Este número representa 32% dos 24 milhões de declarações que o Fisco espera receber este ano. Faltam 16,3 milhões, 67,9% do total.
Quem já fez a declaração deste ano e deseja conferir se o registro foi feito no site da Receita  http://www.receita.fazenda.com/.br) já há como visualizar o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Lá deverá constar que o documento de 2011 foi enviado.
A recomendação da Receita é que as pessoas que precisam fazer a declaração não deixem para os últimos dias. O prazo termina em 29 de abril. E, segundo cálculos do Fisco, caso todos os contribuintes restantes preencham o documento até o último dia, serão recebidas 880 mil declarações por dia, em média.
Para quem ainda não fez, a dica dos especialistas em contabilidade é que o contribuinte deve tomar cuidado com o preenchimento de informações referentes a gastos com saúde, educação e dependentes.
A Receita está de olho nos dados sobre esses três assuntos e está chamando o declarante para apresentar pessoalmente os documentos que comprovem esses gastos quando eles são considerados de grande volume.
Outro motivo que leva o cidadão a cair na malha fina é quando há mais de uma fonte de renda e uma não é declarada, mesmo que essa não atinja o valor mínimo de R$ 22.487, 25 ao longo de 2010.
RestituiçãoA restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010) começa a ser paga entre 15 de junho e vai até 15 de dezembro. Serão sete lotes que devolverão o dinheiro pago a mais pelo contribuinte ou que cobrará o que deixou de ser pago em 2010.
Os contribuintes com mais de 60 anos têm prioridade para receber na primeira data, segundo determina o Estatuto do Idoso. Os demais seguem a sequência de liberação conforme a ordem de entrega da declaração, ou seja, quem entregou primeiro irá recebe antes.
O valor poderá ser creditado direto na conta bancária indicada na declaração ou resgatado no Banco do Brasil. O valor da restituição é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário