> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Inmetro vai certificar ventiladores

sábado, 9 de abril de 2011

BRASIL:Inmetro vai certificar ventiladores

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) mudou as regras para a certificação dos ventiladores de mesa. Agora os produtos terão de ter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que classificará os aparelhos em faixas de A até D – que vai de “mais eficientes” até “menos eficiente”.
A determinação surgiu após um teste realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que há um ano constatou falhas de segurança em todos os produtos testados. Segundo o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, os consumidores conseguiam facilmente tocar as hélices, por exemplo. “Percebemos que o regulamento desses produtos precisava ser revisto”, disse o Borges.
O Idec defende a certificação desses aparelhos. Segundo a coordenadora executiva do instituto, Lisa Gunn, o consumidor deve ter consciência do produto que está levando para casa. Além disso, os selos evitam que acidentes de consumo ocorram com mais frequência.Leia a matéria completa em http://www.jt.com.br/advogado-de-defesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário