> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Jovens são os mais inadimplentes

sexta-feira, 1 de abril de 2011

BRASIL:Jovens são os mais inadimplentes

imagem de: eduardoferreira.wordpress.com
Jovens entre 21 e 30 anos se tornaram neste mês - março, o maior grupo entre os paulistanos inadimplentes. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Eles, que hoje somam 41% dos inadimplentes da capital, eram 28% em março do ano passado. Naquela época, os trabalhadores entre 31 e 40 anos eram mais numerosos.
A pesquisa revela que a maioria dos jovens inadimplentes que têm entre 21 e 30 anos está hoje empregada, ganha entre dois e três salários mínimos (de R$ 1.021 a R$ 1.530) e pretende apenas cortar gastos para pagar a dívida, sem ter que recorrer a empréstimos. Para 60% deles, será possível inclusive sanar o débito em 30 dias.

Alfieri afirma que esta premissa é especialmente verdadeira quando se trata de jovens da classe C — que, segundo a pesquisa, são justamente os mais endividados.
“Jovens das classes A e B também querem consumir, mas costumam fazer apenas a reposição dos produtos que já tem”, analisa Alfieri. “Já os jovens da classe C de 21 a 30 anos, em geral, estão comprando seu primeiro carro, seus primeiros eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Por não ter os produtos ainda, eles ficam ainda mais apressados em consumir.”
Sonho de consumo
Prova disso é que, na pesquisa da ACSP, 30% dos entrevistados afirmam que, depois de quitar a dívida e limpar seu nome, seu próximo sonho de consumo é comprar nada menos que um automóvel. Em segundo e terceiro lugares na lista de preferências aparecem eletrodomésticos e móveis.
“Os jovens estão animados porque foram incorporados ao mercado de trabalho e, com dinheiro na mão, veem que têm poucos compromissos financeiros fixos e podem gastar parte do salário com aquilo que desejarem”, afirma Ricardo Rocha, professor do laboratório de finanças da FIA.
De acordo com Rocha, falta educação financeira aos jovens. “Eles estão preocupados em comprar mesmo que tenham que se endividar, quando na verdade deveriam poupar para só depois consumir. Se fizessem isso, poderiam comprar até mais”, diz Rocha.
Segundo a análise da ACSP, a partir de agora, os jovens de até 30 anos devem se firmar como o maior grupo entre os inadimplentes. Tudo porque essa também deve ser a faixa etária que mais se beneficiará com o crescimento do emprego.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário