> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Pré-sal:>> Primeira venda realizada,1 milhão de barris

quarta-feira, 20 de abril de 2011

BRASIL:Pré-sal:>> Primeira venda realizada,1 milhão de barris

A Petrobrás vendeu ontem a primeira carga de petróleo do pré-sal. O volume de 1 milhão de barris, extraído do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, foi vendido para a estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (Enap). O embarque deve ocorrer em maio e a carga será entregue em Quintero e San Vicente, no Chile.
Apesar do valor da negociação não ter sido revelado pela Petrobrás, o diretor de Abastecimento e Refino da companhia, Paulo Roberto Costa, disse que o preço obtido foi o principal fator na decisão de venda, além do fato de o parque de refino nacional ter atingido o limite de capacidade.
“Estamos refinando tudo o que podemos, estamos no limite”, afirmou Costa. Sem querer dar detalhes sobre o valor da negociação, o diretor apenas comentou que o petróleo leve do Campo de Lula obteve um “excelente preço”. Costa também descartou a possibilidade de utilizar esse petróleo exportado para substituir o que a companhia importa hoje.
Segundo ele, são tipos distintos e o importado é usado apenas para a produção de lubrificantes. Nos dois primeiros meses de 2011, de acordo com dados disponíveis na Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Brasil importou um total de 18 milhões de barris de óleo e exportou 34 milhões. Em relação ao ano passado, o País já aumentou em 5% o volume total exportado.
A principal característica da balança comercial do petróleo no Brasil é que a maior parte do óleo nacional é pesado, o que exige custos mais elevados para refino, que derrubam seu preço original, enquanto o óleo importado, mais leve, tem preço mais elevado. Isso começa a mudar com o óleo leve do Campo de Lula (ex-Tupi).De http://www.jt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário