> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Cirurgia bariátrica pelo SUS a partir de maio

terça-feira, 12 de abril de 2011

ITABUNA-BA:Cirurgia bariátrica pelo SUS a partir de maio

“A cirurgia bariátrica vai mudar minha vida, vai melhorar a respiração, cansaço, as doenças, estou com diabetes e pressão alta, além de três hérnias de disco; pretendo mudar de vida”. Assim o motorista ilheense Márcio Madureira, de 35 anos e 190 quilos, resumiu sua alegria ao participar, na noite de segunda-feira(11), no auditório da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), da solenidade em que foi selada a parceria para o município de Itabuna ser o primeiro do interior da Bahia a realizar a cirurgia bariátrica (a popular redução de estômago) pelo SUS.
Como lembra Márcio, associado à ONG Casa do Obeso (entidade que será a primeira porta de acesso ao procedimento cirúrgico), que tenta há três anos passar pela intervenção, “essa é uma iniciativa que os outros municípios não tiveram; Itabuna sai na frente e ajuda tanto os itabunenses quanto os municípios circunvizinhos”.
            O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, presente ao evento, frisou a importância de a cidade oferecer esse tipo de serviço. “Cuidar da saúde das pessoas está em primeiro lugar”. Ainda conforme reconheceu o gestor, o secretário de Saúde, Geraldo Magela, demonstrou extrema eficiência ao conseguir, em apenas dois meses, tirar tal projeto do papel. “No início, criticaram porque ele veio de fora; venha de onde vier, o importante é somar. E Magela veio para somar”, sentenciou o prefeito.
O titular da Saúde, por sua vez, disse que está “extremamente feliz, porque é um projeto que tentei desenvolver em outras cidades”. “A cirurgia bariátrica é um direito de todo cidadão com obesidade mórbida; não é uma questão de estética, mas de saúde pública”, completou. Leia matéria completa em http://www.itabuna.ba.gov.br/noticia/list/id/3462

Nenhum comentário:

Postar um comentário