> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Fofoca pode ser benéfica para ambiente de trabalho, aponta estudo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MUNDO:Fofoca pode ser benéfica para ambiente de trabalho, aponta estudo

A "fofoca" pode, em determinadas circunstâncias, ter um impacto positivo no ambiente de trabalho.
Estudo realizado pelo professor Giuseppe Labianca em conjunto com alunos de doutorado da Universidade de Kentucky, Travis Grosser e Virginie Lopez-Kidwell, apontaram que a fofoca pode ser muito útil para o pessoal de uma empresa, sobretudo quando o fluxo de informações provenientes do alto é interrompido, como costuma ocorrer quando a companhia está em crise ou passando por mudanças.
Os pesquisadores procuraram examinar o comportamento social de 30 empregados de um departamento de uma mesma empresa norte-americana. Avaliaram suas redes sociais, com quem fofocavam e quanta influência cada um tinha.
Eles chegaram à conclusão de que quem fofoca mais tem maior compreensão do entorno social e influencia mais os colegas. "Se pouca gente sabe o que realmente está acontecendo, a fofoca se torna o meio de difundir essa informação a todo o resto. Além disso, estudos mostram que a fofoca reduz a ansiedade e ajuda as pessoas a lidar com a incerteza", afirma Labianca, em entrevista ao site da Harvard Business Review.Leia mais em http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=28255566

Nenhum comentário:

Postar um comentário