> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Número de mortos por terremoto no Japão sobe para 12.341

terça-feira, 5 de abril de 2011

MUNDO:Número de mortos por terremoto no Japão sobe para 12.341

 O número de mortos pelo terremoto seguido de tsunami no nordeste do Japão, no dia 11 de março, subiu para 12.341, enquanto os desaparecidos já são 15.347, segundo a última apuração policial, divulgada nesta terça-feira (horário local).

Além disso, quase 160 mil pessoas continuam deslocadas em mais de 2 mil refúgios temporários provenientes das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, as mais devastadas pela catástrofe.

Em Miyagi, os mortos são mais de 7.530, e há 6.422 pessoas desaparecidas, enquanto em Iwate há 3.592 mortos e 4.444 desaparecidos, e em Fukushima, 1.159 mortps e 4.477 desaparecidos.

Neste domingo, foi concluída uma grande operação de três dias da qual participaram 25 mil militares do Japão e dos EUA, que incluiu policiais, bombeiros e integrantes da guarda-costeira, para buscar desaparecidos nas áreas das três províncias inundadas pelo tsunami.

Apesar de contar com o apoio de 120 aviões e helicópteros e mais de 60 embarcações, a busca encontrou apenas 79 corpos entre os escombros e as águas litorâneas, já que se acredita que grande parte dos desaparecidos foram arrastados mar adentro.

A busca não incluiu a área de exclusão decretada em um raio de 20 quilômetros em torno da usina nuclear de Fukushima, onde se trabalha sem descanso para tentar conter a radiação e ativar o sistema de refrigeração danificado pelo tsunami, em uma batalha que o Governo japonês advertiu que será longa. De UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário