> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Potências querem que ONU condene violência na Síria; 350 morreram

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MUNDO:Potências querem que ONU condene violência na Síria; 350 morreram

Reino Unido, França, Alemanha e Portugal pediram nesta segunda-feira ao Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas que condene a sangrenta repressão do regime sírio contra os manifestantes que pedem a renúncia do ditador Bashar al Assad. As informações foram repassadas à agência Reuters por diplomatas.

Grupos de direitos humanos dizem que as forças de segurança mataram mais de 350 civis desde o início dos protestos em Deraa, em 18 de março. Um terço das vítimas morreu nos últimos três dias.

"Gostaríamos que os membros do conselho condenassem a violência na Síria e pedissem moderação", disse um diplomata sob a condição de ficar anônimo.

Outro diplomata na ONU (Organização das Nações Unidas) disse que os quatro membros europeus do conselho fizeram circular um comunicado preliminar aos outros 11 Estados membros que apoia o pedido do secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon, feito no fim de semana, para que seja aberta uma investigação independente sobre as mortes dos manifestantes.

Os europeus esperam que uma condenação pelo Conselho de Segurança aumente a pressão sobre a Síria para que o país interrompa a repressão contra os manifestantes antigoverno, afirmam os diplomatas.

Mais cedo, os EUA já haviam sinalizado que estudam impor sanções contra o governo sírio.
"A violência brutal usada pelo governo da Síria contra seu povo é completamente deplorável', disse o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Tommy Vietor.

"Os EUA estudam as opções disponíveis, inclusive sanções, para responder à repressão e deixar claro que este comportamento é inaceitável", acrescentou.De  Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário