> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Trinta e sete presos políticos cubanos chegam a Madri

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MUNDO:Trinta e sete presos políticos cubanos chegam a Madri

Um grupo de 37 ex-presos cubanos acompanhados por suas famílias chegou nesta sexta-feira a Madri a bordo de um avião fletado pelo governo espanhol, informou o ministério de Assuntos Exteriores espanhol.
Esse é o maior grupo de presos políticos que chega à Espanha desde o acordo concluído em julho passado entre o governo cubano e a Igreja católica, com mediação da Espanha, que permitiu libertar dezenas de prisioneiros.
Com este novo grupo, 115 ex-presos se encontram na Espanha desde julho.
Segundo um relatório anual sobre os direitos humanos divulgado por Washington nesta sexta-feira, os Estados Unidos reconhecem a libertação de presos políticos nos últimos meses em Cuba, mas afirmam que muitos outros opositores continuam atrás das grades e que Havana ainda persegue a dissidência.
Segundo o relatório, Havana libertou mais de 40 presos políticos nesse período, incluindo "notáveis ativistas de direitos humanos presos em 2003, mas Cuba continua abrigando dezenas de prisioneiros políticos".
O informe menciona informações de grupos de direitos humanos que denunciam um "marcado aumento no uso das detenções curtas para desbaratar o trabalho da sociedade civil e para acossar ativistas".
Os grupos dissidentes, principalmente as Damas de Branco, continuam sendo vítimas de "protestos públicos orquestrados pelo governo", segundo o texto.Fonte: Equipe Click 21 com AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário