> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO:Vazamento de água radioativa ao mar eleva temores em Fukushima

sábado, 2 de abril de 2011

MUNDO:Vazamento de água radioativa ao mar eleva temores em Fukushima

Um vazamento de água contaminada proveniente do complexo nuclear de Fukushima elevou neste sábado as preocupações sobre o alcance da radioatividade no local, que continua dificultando os esforços para reativar o sistema de refrigeração da instável usina japonesa.

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa que administra a central de Fukushima Daiichi, informou que foi encontrada uma rachadura de aproximadamente 20 centímetros no muro de uma fossa próxima ao reator 2, inundada com água altamente radioativa, que dali vaza pouco a pouco em direção ao oceano.

Os funcionários estão usando cimento para cobrir a rachadura e deter o escape, de cuja existência se suspeitava após a detecção de índices de radiação muito superiores ao normal nos últimos dias, nas águas litorâneas próximas à usina.

A fossa, de aproximadamente dois metros de profundidade, contém cabos elétricos e está muito perto do local onde foi retirada de água do reator 2, que tal como as unidades 1 e 3, possui várias áreas contaminadas com água radioativa, o que complica ainda mais os esforços dos operários.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão não descarta que haja outros vazamentos de líquido contaminado ao mar, e solicitou à Tepco novos testes nas águas litorâneas para avaliar a presença de materiais radioativos.Leia mais em http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/04/02/vazamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário