> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE SETEMBRO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO

A manutenção da vida na terra depende da consciência de se proteger as árvores e, conseqüentemente, a natureza num todo. É uma atitude inteligente, que há tempos é assumida por pessoas engajadas nesse sentido. Para se ter uma idéia, desde o século V, iniciativas desse tipo são tomadas, quando, na Suíça, era reservado um dia do ano para o plantio de árvores.
Também no século passado, instituiu-se a "Festa das Árvores", pela dedicação de um francês chamado Fourrier, cuja idéia foi largamente imitada por outras nações européias. Coincidentemente, nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o "Dia da Árvore" - The Arbor Day -, em 10 de abril de 1872, dia instituído por J. Sterling Morton.
Aqui no Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento se deu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis Municipais números 18 e 19 de 1 e 2 de fevereiro de 1902 respectivamente. O objetivo ao se promover a festa era incentivar a plantação e a conservação do meio-ambiente.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-da-arvore-21-de-setembro.html#ixzz1YXfSGUXd 

DIA DO FAZENDEIRO - 21 DE SETEMBRO

É inegável que a prosperidade no campo alavanca o desenvolvimento nas cidades. A capitalização dos fazendeiros incentiva a abertura de empregos em outras áreas da economia, como nas indústrias de construção civil, têxtil e automobilística.
Durante séculos, passamos para o conceito de fazenda, uma grande propriedade rural, de lavoura ou de criação de gado, com alta produtividade. Assim temos a definição de fazendeiro à pessoa que possui ou cultiva terras. As fazendas do Brasil-colôniaOs "senhores", que eram chamados os fazendeiros, e suas famílias viviam na casa-grande ou sede. Em geral, eram muito ricos e ocupavam cargos públicos, como juízes de paz, oficiais da Guarda Nacional, deputados, governadores municipais e provinciais.
A ânsia pelas riquezas fazia com que os casamentos fossem cada vez mais freqüentes entre essas famílias. De modo que as propriedades não eram divididas. Outro desejo comum era obter um título de nobreza.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-do-fazendeiro-21-de-setembro.html#ixzz1YXfrl85R 

FAUNA - SEMANA NACIONAL - 21 A 27 DE SETEMBRO

O Brasil tem uma fauna muito rica e algumas de suas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, como o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul-de-lear. Estima-se que existam no país mais de 11 mil espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), mais de 30 milhões de espécies de insetos e cerca de 30 mil espécies de outros invertebrados.
Elza Fiuza/ABr Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis Ampliar
Fauna é o conjunto das espécies animais de uma região. Elas estão espalhadas em diversos lugares, pois cada uma se adapta ao tipo de vegetação, clima e relevo da área em que vive.
Na América do Sul, o Brasil tem a maior diversidade de aves. Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis. O país também abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra. As espécies de peixe de água doce somam 3 mil, um total três vezes maior que o de qualquer outro país. Na lista de espécies nativas brasileiras estão pelo menos 17% das aves e 10% dos anfíbios e dos mamíferos encontrados em todo o planeta.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/07/fauna-semana-nacional-21-27-de-setembro.html#ixzz1YXgIPbW2                       Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2011  

Dia Internacional da Paz – 21 de setembro de 2011
Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon
Todos os anos no Dia Internacional da Paz, pessoas em todo o mundo se comprometem com a não violência e com a harmonia entre todos os povos e nações.
A paz é nossa missão; nossa busca do dia-a-dia.
O tema este ano foca na questão oportuna da paz e da democracia.
A democracia é um valor fundamental das Nações Unidas. Ela é essencial para os direitos humanos. Ela fornece canais para resolver as diferenças. Ela dá esperança aos marginalizados e poder para as pessoas.
Mas a democracia não acontece simplesmente; ela tem que ser alimentada e defendida. O mundo precisa que você se manifeste. Pela justiça social e pela liberdade da imprensa. Por um meio ambiente limpo e pelo empoderamento das mulheres. Pelo Estado de Direito e pelo direito de ter opinião sobre o próprio futuro.
Este ano, os jovens estiveram na linha de frente pela liberdade. Eu saúdo os ativistas e pessoas comuns pela sua coragem e determinação para construir um futuro melhor.
Para todos aqueles que procuram a paz, este é seu dia, e nós estamos com vocês.De http://unicrio.org.br/dia-internacional-da-paz-%E2%80%93-21-de-setembro-de-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário