> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL> Palanque fica "lotado de ministros" na estreia de Dilma

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BRASIL> Palanque fica "lotado de ministros" na estreia de Dilma

Em um desfile rotineiro e de pouco público, o 7 de Setembro em Brasília chamou a atenção pela presença de quase todos os ministros no palanque presidencial, prestigiando a primeira comemoração do Dia da Pátria sob comando de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República. Pelo menos 32 ministros foram à festa, que teve esquema de segurança reforçado por conta das manifestações contra a corrupção.

Os organizadores do desfile esperavam entre 35 mil e 40 mil pessoas, mas estiveram no Eixo Monumental da Esplanada entre 20 mil e 25 mil pessoas.

Dilma foi ao desfile acompanhada da filha Paula e do neto Gabriel, que completa um ano amanhã. Apesar da presença maciça dos ministros, foi notada a ausência do vice-presidente Michel Temer, que foi para Natal (RN). Também não compareceram à cerimônia os presidentes do Congresso, senador José Sarney, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Ao contrário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma não prestigiou a tradicional exibição da Esquadrilha da Fumaça, que arrancava aplausos de seu antecessor e da plateia. Assim que o último batalhão militar passou à frente do palanque presidencial, Dilma foi embora, sendo seguida pelos demais ministros. O neto Gabriel deixou o palanque às 10h05min. Antes, brincou muito com a avó e com a faixa presidencial.

Blindada pelo forte esquema de segurança, que incluiu este ano um tapume de mais de dois metros de altura em todo o perímetro do gramado nas proximidades do palanque presidencial, Dilma e os ministros não chegaram a ver a manifestação contra a corrupção, que tomou o outro lado da Esplanada.

A atração do desfile foi o nadador Cesar Cielo, que carregava o “fogo simbólico” e depois subiu no palanque presidencial, onde cumprimentou e tirou fotos com as autoridades. A contenção de verbas nas Forças Armadas reduziu bastante o contingente de militares, carros e blindados das Forças Armadas. (das agências)

ENTENDA A NOTÍCIA
Evento corriqueiro na rotina de Brasília, o desfile do Dia da Independência de ontem,07, teve a particularidade de ser o primeiro de um novo governo e, sobretudo, pelo fato de ser o primeiro com uma mulher na Presidência.De http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário