> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Novo golpe contra idosos

sábado, 3 de setembro de 2011

BRASIL:Novo golpe contra idosos

Estelionatários têm aplicado um novo tipo de golpe especialmente contra idosos, alerta o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Os criminosos enviam correspondências (veja abaixo) que simulam uma decisão judicial, informando que vítima em potencial venceu uma ação contra antigas ou até extintas empresas de plano de previdência privada e que tem um determinado valor a receber.
Contudo, para resgatar a quantia, essa pessoa deve telefonar para um número informado na correspondência e depositar uma quantia para acelerar o suposto processo de indenização.
“O Judiciário não manda esse número de telefone para ninguém. Se o TJ-SP tem de entrar em contato com uma pessoa, este é feito por um oficial de Justiça. Mas nunca por carta ou telefone”, ressalta Fábio de Oliveira Quadros, desembargador do TJ-SP, que ficou sabendo do golpe após receber denúncias.
Em uma delas, um médico de 74 anos, que não quis ter o nome divulgado, recebeu a correspondência. “Achei que fosse algum tipo de ação que teria movido há 30,40 anos. Mas não estava ligado a nenhum outro órgão. Na hora, a sensação foi de alegria pela possibilidade de receber uma bolada inesperada.”
O médico só começou a suspeitar da autenticidade da mensagem depois de ligar diversas vezes para o telefone informado, a fim de marcar a audiência e não conseguir contato. “Estava sempre ocupado ou pedia para retornar a ligação em outro momento.”
A vítima que receber a correspondência e ainda tiver dúvidas pode esclarecê-las com o próprio TJ-SP ou procurar órgãos de defesa do consumidor.De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário