> TABOCAS NOTICIAS : "FOI MAL">Achocolatado Toddynho é recolhido depois de causar mal-estar em consumidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"FOI MAL">Achocolatado Toddynho é recolhido depois de causar mal-estar em consumidores

O achocolatado Toddynho, fabricado pela Pepsico Ltda, pode ter causado lesões em pelo menos quatro consumidores da Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira. As queixas chegaram à Vigilância Sanitária Estadual e foram relatadas por moradores de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre.

Na zona sul da capital gaúcha, uma menina de 10 anos foi levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) depois que sentiu uma forte ardência na boca e na garganta ao beber o produto, comprado pela avó dela, que é dona de um minimercado no bairro Guarujá. A garota foi medicada e retornou para casa nesta tarde.
Diante das reclamações, fiscais da vigilância sanitária começaram o recolhimento do achocolatado em caixinha nas três cidades. E como precaução, a medida seria ampliada para todo o Rio Grande do Sul.

Segundo a responsável pelo setor de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Susete Lobo Saar de Almeida, uma análise laboratorial prévia do produto constatou alterações no pH da bebida. Esse índice, que aponta o quanto uma substância é ácida ou alcalina, estaria em torno de 13 — em uma escala que vai de um a 14 — indicando grande alcalinidade no produto.

— É algo semelhante à soda cáustica, mas ainda não podemos dizer o que é exatamente. Pode ser, inclusive, algum produto de limpeza — disse Susete.

A Vigilância Sanitária Estadual verificou a alteração no pH em unidades de 200 ml, de dois lotes com data de validade 19 de fevereiro de 2012, mas vai recolher todo o produto por cautela.
As coordenadorias regionais de saúde e os órgãos de fiscalização também foram informados do problema. Testes mais detalhados serão feitos em mais amostras do achocolatado para identificar se o mal-estar relatado pelos consumidores está associado apenas ao pH alterado.
Contraponto
Veja nota divulgada pela PEPSICO:

A PEPSICO, detentora da marca TODDYNHO®, esclarece que tomou conhecimento de alteração na qualidade de cerca de 80 unidades de 200ml de TODDYNHO® Original, comercializadas na região metropolitana de Porto Alegre.
A empresa imediatamente tomou as ações cabíveis para retirar estas unidades de circulação e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222. 
Os produtos são do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.
A PepsiCo mantém profundo respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil. A empresa pauta suas ações pela ética e transparência e segue rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas.
A Pepsico permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.De http://stillobrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário