> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Líbia>Após sinal verde para ofensivas, recomeçam combates

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MUNDO: Líbia>Após sinal verde para ofensivas, recomeçam combates

Neste domingo,11, dia seguinte ao sinal verde dado pelos líderes rebeldes para o ataque às tropas pró-Kadafi, os combates entre os grupos deixaram 12 mortos no sudoeste de Trípoli.
Nesta manhã, dezenas de carros com canhões antiaéreos se posicionaram na entrada de Bani Walid e combatentes cada vez mais numerosos tomaram suas posições.
Combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) afirmaram ter realizado missões de reconhecimento até o centro da cidade, sem encontrar resistência por parte de partidários de Kadafi. "Nossos homens viram atiradores escondidos e combatentes no centro da cidade, mas toda a periferia está sob nosso controle", disse um rebelde.
Os combatentes pró-CNT explicaram que conseguiram expulsar os pró-Kadafi de Wadidinar no sábado. Quatro pessoas de cada lado morreram nos confrontos, segundo fontes médicas. "Nosso maior desafio era a presença de atiradores escondidos, mas esperamos entrar em Bani Walid ainda hoje", afirmou o coronel Ahmad Ali Mohammed. O porta-voz particular de Kadafi, Mussa Ibrahim, pode estar refugiado nesta cidade.
Ontem as forças anti-Kadafi tiveram que se retirar de Bani Walid por razões táticas, segundo Abdullah Kenchil, líder das negociações. Combatentes reunidos em Hicha, começaram a marchar em direção a Sirte, região natal de Muamar Kadafi. Os homens foram apoiados por aproximadamente 200 veículos equipados com artilharia leve, kalachinkovs, foguetes e baterias antiaéreas. Os moradores faziam sinal de vitória para o comboio que passava.
Segundo um comandante no front leste de Sirte, não haverá grandes ofensivas antes de uma semana. O presidente do CNT fez sua primeira visita a Trípoli depois da fuga de Kadafi e afirmou que o novo regime "colocará todas as forças unidas para libertar as cidades" ainda nas mãos dos partidários de Kadafi, e completou "não podemos esquecer que Muamar Kadafi continua vivo e tem dinheiro e ouro para corromper as pessoas".
Apesar da tentativa de unir toda a população, 12 pessoas foram mortas e outras 16 feridas no sábado em combates entre grupos rivais anti-Kadafi. De AFP // http://noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário