> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO>Nasa confirma oficialmente que satélite caiu no Oceano Pacífico

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MUNDO>Nasa confirma oficialmente que satélite caiu no Oceano Pacífico

Mapa Reentrada Uars (Foto: Arte/G1)A Nasa divulgou oficialmente nesta terça-feira (27) o ponto em que o satélite Uars caiu na Terra no último sábado. Os novos dados confirmam o anúncio inicial de que o lixo espacial tinha caído no Oceano Pacífico. Local da reentrada fica na latitude 14,1º sul e na longitude 170,2º oeste, perto da Samoa Americana.
Ainda segundo a Nasa, os destroços caíram entre 480 km e 1280 km a nordeste desse ponto. Até o momento, a agência espacial norte-americana não tem notícias de que destroços tenham sido vistos na região.
“Não era uma reentrada fácil de prever por causa das forças naturais agindo sobre o satélite à medida que sua órbita decaía”, afirmou Nick Johnson, cientista-chefe da Nasa para escombros orbitais.
O satélite tinha 3 m de largura e 10 m de comprimento, tamanho parecido ao de um ônibus. Na reentrada na atmosfera, a maior parte do material se desintegrou. No entanto, 26 peças, com um peso total de cerca de 550 kg podem ter resistido e caído na Terra.
O Uars (satélite de pesquisas da atmosfera superior, na sigla em inglês) foi lançado em 1991 para estudar a composição química da atmosfera. Os dados obtidos ajudaram a determinar a quantidade de luz que nosso planeta recebe do Sol. O satélite parou de funcionar em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário