> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE DEZEMBRO

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

05 DE DEZEMBRO

ANIVERSÁRIO DE MACEIÓ - 05 DE DEZEMBRO 

O nome Maceió veio do tupi Maçayó ou Maçaió-k que significava "O que tapa o alagadiço". Por centenas de anos formaram-se terrenos alagados, devido ao acúmulo de sedimentos oriundos dos rios Mundaú e Paraíba do Meio. O mar também contribuiu com sedimentos, fechando as fozes dos respectivos rios, formando assim o que hoje conhecemos por Lagoas Mundaú e Manguaba, um dos maiores complexos estuarinos do Brasil.
Foi sobre esses alagadiços e restingas que a cidade de Maceió cresceu. Dois bairros da capital abrigam pouco menos da metade da população, são eles: Benedito Bentes e Jacintinho, ambos com 200 mil habitantes cada. O Jacintinho é um bairro próximo ao centro da cidade, cercado por grotas e, apesar de ser vizinho da área mais valorizada da cidade, possui habitantes com baixa renda em sua maior parte. Já o Benedito Bentes é um conjunto habitacional criado há mais de vinte anos que, atualmente, abriga muitos outros conjuntos ao seu redor, que juntos às favelas e grotas formam o bairro. Já tramitou na Câmara Municipal de Maceió uma proposta para o desmembramento do Benedito Bentes de Maceió, transformando-o em uma nova cidade, porém, sem sucesso. Maceió possui sete Regiões Administrativas.
Situa-se na faixa costeira do Nordeste oriental, inserida nos domínios da Mata Atlântica. Estende-se por uma área de aproximadamente 500 km², dos quais 212 km² compõem sua área urbana. Sua altimetria varia entre 0 metro ao nível do mar e 20 metros na planície litorânea, passando entre 20 e 180 metros nas encostas e nos topos dos tabuleiros e 300 metros no topo da serra da Saudinha, extremo norte do município.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/09/aniversario-de-maceio-05-de-dezembro.html#ixzz1fcIseJRa 

DIA MUNDIAL DO VOLUNTÁRIO - 05 DE DEZEMBRO

A idéia de homenagear o voluntário começou a partir de um diálogo entre os países que integram a Organização das Nações Unidas - a ONU, que tradicionalmente sempre manteve e mantém um programa de voluntários, além de várias instituições de voluntários espalhadas pelo mundo afora.
Os idealizadores da campanha organizaram essa homenagem, pensando que seria a melhor forma de valorizar esse tipo de trabalho e também uma oportunidade sem igual para que grupos e instituições de voluntariado revejam suas prioridades, reforcem seus métodos e técnicas, além de incentivar a experiência de intercâmbio, por meio da troca de informações.
Trata-se de uma forma de ampliar, dimensionar o trabalho voluntário, em uma época em que o mundo é cada vez menor e interligado, através do fenômeno político e econômico da globalização. A diferença é que, em se tratando de ajuda, a esfera solidária torna maior o mundo e melhor os homens.

O voluntário

Quando pensamos na ação voluntária, associamos imediatamente à idéia de alguém numa situação superior que vai de encontro ao inferior, ao carente, ao necessitado de ajuda. E é normal que pensemos assim.
No episódio das torres gêmeas, em Nova Iorque, por exemplo, assistimos muitas pessoas auxiliando os bombeiros a tentar achar sobreviventes entre os destroços e mesmo a limpar a área atingida.
Uma imagem que nos faz pensar no que foi dito acima: pessoas que estão livre do problema em questão ajudando os que se encontram em situação difícil. Mas o ato do voluntariado é algo bem mais profundo e sensível.

Estendermos as mãos ao próximo, ao semelhante, é um ato que exige primeiro coragem, ou seja, disposição em se comprometer, em doar seu tempo ou seu talento, segundo generosidade, que também pode ser entendida como real solidariedade, aquela que não espera nada em troca, e terceiro que enfrentemos nossa própria fraqueza. E estar diante da própria fraqueza é admitir que, ao ajudar, queremos nos sentir melhores, curar nossas próprias feridas, superar nossas próprias limitações.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-mundial-do-voluntario-05-de.html#ixzz1fcJJmlHF

Nenhum comentário:

Postar um comentário