> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE DEZEMBRO

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

28 DE DEZEMBRO

DIA DO SALVA-VIDAS - 28 DE DEZEMBRO

Mesmo não havendo uma data oficial criada por lei, no Brasil é costume comemorar o Dia do Salva-vidas em 28 de dezembro. A escolha da data remonta a origem bíblica, já que se refere ao dia do Anjo Damabiah - da hierarquia do arcanjo Gabriel - responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

Durante a década de 90 a profissão ficou mais popular com a exibição do seriado norte americano Baywatch (ou SOS Malibu, como foi traduzido no Brasil). A série retratava o diaadia de salva-vidas da Califórnia que, usando trajes de banho cada vez mais ousados, patrulhavam as praias lotadas de Los Angeles. Segundo o livro Guinness de Recordes Mundiais, Baywatch foi o programa de TV mais assistido no mundo, com 1,1 milhão de telespectadores.

Antes da profissão

Antes de existir a profissão de salva-vidas, os resgates marítimos eram realizados por marinheiros, pescadores e populações costeiras. Vale lembrar que as primeiras organizações de salva-vidas no mundo surgiram na França com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865, e com os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873; entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública.

A Profissão

Quem nunca ouviu falar daqueles profissionais que ficam na orla marítima para salvar quem se afoga? Os salva-vidas têm um trabalho muito útil e também trabalham em clubes e em praias de água doce. Eles previnem situações de risco e executam salvamentos aquáticos, protegendo pessoas e resgatando vidas. Também são eles os responsáveis por salvar pessoas acometidas por choque térmico ou que se machucam surfando. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/dia-do-salva-vidas-28-de-dezembro-data.html#ixzz1hmOk3a4r 

ANIVERSÁRIO DE RIO BRANCO - 28 DE DEZEMBRO

Rio Branco foi uma das primeiras cidades a surgir às margens do rio Acre – margem direita especificamente. Conta a lenda que, em fins de 1882, uma frondosa árvore, a Gameleira, chamou de tal forma a atenção de exploradores que navegavam pelo rio, que eles resolveram abrir novos seringais por ali.

Aquela mesma Gameleira, que viria a ser testemunha da luta entre revolucionários acreanos e tropas bolivianas, presenciou também o fim da disputa, que tornou o Acre parte do Brasil, no início do século XX.

Com a ação diplomática do chanceler brasileiro, Barão do Rio Branco, resultando na assinatura do Tratado de Petrópolis, a recém chamada “Villa Rio Branco” firmou-se como o principal centro urbano de todo o vale: o mais rico e produtivo do território do Acre.

Fundação de Rio Branco

A mais populosa cidade do Acre (com mais da metade da população do Estado) foi fundada em 28 de dezembro de 1882 pelo cearense Neutel de Maia. A princípio o lugar recebeu o nome de Seringal Empresa e, em 1904, elevou-se à categoria de vila, ao tornar-se sede do departamento do Alto Acre.

Em 1909, seu nome foi mudado para Penapólis, em homenagem ao então presidente Afonso Pena, para em 1912 receber definitivamente a denominação de Rio Branco, numa forma de homenagear o chanceler brasileiro Barão do Rio Branco.

Tornou-se município no ano de 1913 e em 1920, capital do território do Acre. Em 1962, é elevada à posição de capital do estado.

Cortada pelo rio Acre, que divide a cidade em duas partes – 1o e 2o distritos – Rio Branco é hoje o centro administrativo, econômico e cultural da região.

Às margens do Rio Acre

A rua surgida a partir da Gameleira, na margem direita do rio Acre, era o centro da vida comercial e urbana, onde se encontravam bares, cafés, cassinos e os principais representantes do comércio em geral, como também as famílias da elite, formada por profissionais liberais e funcionários públicos. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/aniversario-de-rio-branco-28-de.html#ixzz1hmPGYSwC

Nenhum comentário:

Postar um comentário