> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA: MENINGITE> Estado registra 1072 novos casos da doença em 72 dias. No ano, já são 1670

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

BAHIA: MENINGITE> Estado registra 1072 novos casos da doença em 72 dias. No ano, já são 1670

A situação de descontrole do governo da Bahia sob o avanço da meningite em nosso estado está alarmante. Em outubro, quando publiquei o último post falando sobre o assunto, 598 pessoas haviam sido diagnosticadas com a doença, com 72 mortes. Agora, 46 dias depois, já são 1.670 casos, com 109 vítimas.

O dado assustador divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revela um aumento de 12,5% no número de novos casos de meningite em 2011, em relação a todo o ano passado. Apesar dessa situação crítica, o governo mantém o discurso de que está tudo na normalidade e nega a existência de um surto de meningite no nosso estado.

No domingo (11), no Domingão do Faustão, durante uma entrevista com Ivete Sangalo, que contraiu uma forma menos perigosa da meningite na semana passada, um infectologista citou a Bahia como estado em situação crítica por conta do crescimento nos casos mais graves da doença.

Essa não foi a primeira vez que os altos índices de pessoas com meningite em nosso estado ganharam destaque na imprensa nacional. Em setembro, como mostramos aqui no blog, um surto da enfermidade atingiu a Costa de Sauípe e levou pânico a turistas e moradores.

Em posts anteriores, já comentei a dificuldade do Poder Executivo em implantar políticas públicas para conter eficazmente o crescimento elevado dos casos da doença em nosso estado.

A esperada campanha de vacinação em massa contra a meningite continua em segundo plano. Enquanto isso, o povo baiano sofre com o estado de calamidade da saúde pública.

Terminarei esse post com a mesma frase do meu último texto sobre essa temática. Será que precisaremos perder mais vidas para que o governo decida por em prática um plano efetivo de prevenção, controle e combate à meningite? De Blog do Geddel

Nenhum comentário:

Postar um comentário