> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Greve pode afetar voos a partir de 22 de dezembro

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BRASIL: Greve pode afetar voos a partir de 22 de dezembro

Aeronautas e aeroviários ameaçam entrar em greve no dia 22 de dezembro, depois do fracasso de reuniões com representantes das companhias aéreas para negociar o reajuste das categorias. Os sindicatos que representam pilotos, comissários e equipes de solo pedem 10% de aumento salarial e 14% sobre os pisos, porém as aéreas mantêm a oferta de 3% sobre os salários e aumento igual à inflação acumulada em 12 meses sobre os pisos (cerca de 6%).
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma paralisação às vésperas do Natal e do ano-novo pode conturbar o sistema aeroportuário, que já opera no limite. A expectativa é de que o número de passageiros embarcando em dezembro atinja 16 milhões, 13,6% superior ao de igual mês do ano passado.
Os representantes dos trabalhadores classificam a proposta das empresas de "provocativa" ante o movimento de aumento dos preços das passagens promovido pelas aéreas nos últimos meses. As companhias, porém, alegam que não podem dar um porcentual mais elevado por causa das perdas ao longo do ano. No terceiro trimestre, a TAM e a Gol, líderes no mercado doméstico, tiveram prejuízo líquido de 619,7 milhões de reais e 516,5 milhões de reais, respectivamente.Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário