> TABOCAS NOTICIAS : COPA 2014: Oito dos 12 estádios da Copa estarão prontos até o final de 2012, prevê governo federal

domingo, 25 de dezembro de 2011

COPA 2014: Oito dos 12 estádios da Copa estarão prontos até o final de 2012, prevê governo federal

A reforma do Castelão, em Fortaleza (CE), deveré ser concluída em dezembro de 2012
O ano de 2012 ficará marcado por ver os primeiros estádios que estão sendo construídos ou reformados prontos para a Copa do Mundo de 2014. Oito das 12 arenas espalhadas pelo país serão entregues até dezembro do ano que vem, de acordo com previsão oficial do Ministério do Esporte.
A cidade de Fortaleza tem tudo para ser a primeira a ter um estádio pronto para o Mundial de futebol. Os trabalhos de reforma do Castelão já passam da metade, e as autoridades locais acreditam que a arena poderá ser entregue antes mesmo da previsão oficial, de dezembro de 2012.
A cidade de Fortaleza pode ser considerada uma das sedes mais prestigiadas na divisão dos jogos da Copa do Mundo. A capital cearense vai receber um jogo do Brasil na primeira fase e uma semifinal da Copa das Confederações. Além disso, se o Brasil se classificar em primeiro em sua chave, disputará, se chegar, as quartas de final no Castelão. Se for o segundo, jogará as oitavas de final em Fortaleza.
As autoridades locais consideram que o estado adiantado da obra no Castelão e a boa impressão que os técnicos da Fifa tiveram em relação ao estádio e às obras de mobilidade urbana em visitas à cidade foram os responsáveis pelo sucesso da cidade, que abrigará, pelo menos, seis jogos da Copa do Mundo.
Outra obra que segue embalada é a do Mineirão, que tem um dia oficial para ser entregue: 21 de dezembro de 2012. Apesar das greves que enfrentou durante 2011, a empreitada não está nem um dia atrasada em seu cronograma.
Inaugurado em 1965, o estádio começou a ser reformado em janeiro de 2010. Atualmente, as obras encontram-se na terceira e última etapa, embora apenas 40% dos trabalhos tenham sido realizados.
Foram concluídas várias intervenções nesse período, mantendo a fachada como um dos bens tombados como patrimônio histórico. Entre as obras de maior destaque estão o rebaixamento do campo em 3,4 metros, a conclusão das demolições estabelecidas nas áreas interna e externa e a doação do gramado e  de cadeiras. O trabalho de fundação nas áreas externas e internas também está na reta final.
Outro estádio com previsão oficial de entrega em dezembro de 2012 é o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). O prazo, no entanto, tem tudo para não ser cumprido. As obras ficaram paralisadas por mais de seis meses em 2011, em virtude de um impasse entre o Internacional, proprietário da Arena, e a Andrade Gutierrez, empreiteira contratada para reformá-lo.
As duas partes tiveram trabalho para chegar a um consenso acerca do contrato, e os trabalhos foram suspensos até a assinatura do documento, que aconteceu apenas no dia 15 deste mês.
Em 2010, o clube montou um plano, que chegou a ser colocado em prática, de reformar o estádio em dois anos. O estádio jamais seria fechado integralmente. A cada seis meses, uma quarta parte da arena seria reformada, deixando as áreas restantes livres para a ocupação do público.
Tal plano caiu por terra. Com o atraso nas obras, será necessário trabalhar em três turnos e em todo estádio ao mesmo tempo para compensar o tempo perdido.
Já no dia 27 de agosto, quando as obras completavam 45 dias de paralisação, o cronograma estava de tal forma comprometido que a Andrade Gutierrez se via obrigada a afirmar que empenharia "todos os esforços para viabilizar a obra em tempo hábil para a Copa do Mundo de 2014".
As duas arenas que ficarão prontas por último, segundo previsão oficial, é o Estádio das Dunas, em Natal (RN), e o estádio do Corinthians, em São Paulo. Não por coincidência, foram as duas que começaram por último a serem construídas, em 6 de setembro e 30 de maio deste ano, respectivamente.
Apesar de a própria construtora do estádio do Corinthians, a Odebrecht, dizer que o estádio será entregue em dezembro de 2013, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez afirma que a obra será concluída em setembro de 2013. De UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário