> TABOCAS NOTICIAS : COPA DO BRASIL 2012: Novo formato deve beneficiar equipes de expressão

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COPA DO BRASIL 2012: Novo formato deve beneficiar equipes de expressão

Eder Luis - Coritiba x Vasco (Foto: Cleber Mendes)
Coritiba e Vasco fizeram a final da Copa do Brasil deste ano, sendo vencida pelos cariocas (Foto: Cleber Mendes)
Contando com 64 equipes atualmente, a Copa do Brasil irá aumentar o número de participantes, a partir de 2013, para 86 clubes. Nesta quinta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou, em coletiva realizada no Rio de Janeiro, que o torneio contará também com equipes que disputarem a Copa Libertadores no mesmo ano.
O objetivo, segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, é valorizar ainda mais a Copa do Brasil, que deverá começar no início do primeiro semestre e terá seu término no mês de novembro. Com isso, as quatro melhores equipes do Campeonato Brasileiro do ano anterior, que automaticamente se classificam para o torneio intercontinental, mais o último campeão da Copa do Brasil, estarão garantidos na edição seguinte. Essas equipes entrarão na competição já nas oitavas de final, após o fim do torneio intercontinental.
O atual formato da Copa do Brasil, que não conta com equipes da Libertadores, está em vigor desde a temporada 2001. Na ocasião, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e a sensação daquela época, o São Caetano, não participaram do torneio, por estarem disputando a Libertadores. Além dessas equipes, outras clubes de expressão do país também foram 'penalizados' com esta medida.
Time que encantou o país em 2002, o Santos de Diego e Robinho acabou conquistando o Brasileirão daquele ano e chegou à final da Libertadores em 2003, perdendo o título para o Boca Juniors. Com isso, a Copa do Brasil deixou de ver naquele ano os dribles e as pedaladas dos Meninos da Vila.
Santos, de Robinho, não participou da Copa do Brasil de 2003 (Foto: Ari Ferreira)

Em 2010, o Peixe também mostrou um futebol bonito, graças a dupla Neymar e Ganso, e se tornou campeão da Copa do Brasil ao bater o Vitória. Com a base mantida este ano, a equipe da Vila levou o caneco da Libertadores e, caso estivesse participando, seria forte concorrente a levar o bi do torneio Nacional.
No ano da primeira edição do Brasileiro por pontos corridos, em 2003, o Cruzeiro dominou a temporada, conquistando a tríplice coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão), mas, em 2004, acabou não participando do torneio Nacional e não fez uma boa a Libertadores.
Neste período, a equipe que mais deixou de participar da Copa do Brasil foi o São Paulo. O Tricolor paulista esteve em todas as edições da Libertadores, entre 2004 e 2010, sendo campeão na edição de 2005. Com isso, o São Paulo não teve oportunidades de brigar pelo título da Copa do Brasil único troféu que ainda falta para a galeria do clube.
A mudança no formato da Copa do Brasil também vai beneficiar equipes que tiverem insucesso no início da temporada. É o caso do Corinthians que, este ano, foi desclassificado pelo Tolima-COL na primeira fase da Libertadores, não avançando para a fase de grupos. Como não poderia participar do torneio nacional, o clube do Parque São Jorge disputou apenas o Estadual no primeiro semestre.
Veja as equipes que deixaram de disputar a Copa do Brasil neste período:
Ano       Clube
2001Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e São Caetano
2002Grêmio, São Caetano, Atlético-PR e Flamengo
2003Santos, Grêmio, Paysandu e Corinthians
2004São Paulo, Santos, São Caetano, Cruzeiro e Coritiba
2005São Paulo, Atlético-PR, Santos, Palmeiras, Santo André
2006São Paulo, Internacional, Goiás, Palmeiras, Corinthians e Paulista
2007São Paulo, Internacional, Grêmio, Santos, Flamengo e Paraná
2008São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo e Cruzeiro
2009São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Sport Recife
2010São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians
2011Santos, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Fluminense e Corinthians
De http://www.lancenet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário