> TABOCAS NOTICIAS : EUA: 54% dos americanos não querem reeleição de Obama

sábado, 10 de dezembro de 2011

EUA: 54% dos americanos não querem reeleição de Obama

Mais da metade dos americanos acredita que o presidente Barack Obama não merece a reeleição em 2012, o que demonstra a frustração dos eleitores diante da atual crise econômica, segundo uma pesquisa nacional divulgada na sexta-feira (9). A menos de um ano das eleições gerais, os eleitores seguem pessimistas sobre o rumo da economia, e essa frustração está afetando as chances de Obama emplacar um segundo mandato, segundo a enquete da emissora de televisão "CBS".

Apenas 41% dos americanos acreditam que Obama fez seu trabalho suficientemente bem para merecer o segundo mandato, enquanto 54% pensam o contrário. O nível de aprovação de Obama segue em um patamar inferior ao obtido por qualquer um de seus antecessores a esta altura do primeiro mandato, indicou a "CBS".

Segundo a pesquisa, apenas 33% das pessoas ouvidas aprovam a gestão econômica de Obama, o que representa o nível mais baixo de sua presidência nas enquetes realizadas pela "CBS", enquanto 60% dos participantes desaprovam a administração do presidente nesse tema. A última vez que Obama obteve aceitação superior a 40% nessa área foi em fevereiro deste ano.

Desde o início de 2008, aproximadamente três em cada quatro americanos acreditam que a economia segue um mau caminho. Agora, 86% pensam que a economia segue "mal", incluindo os 42% que a descrevem como "muito mal".

Apenas 28% dos participantes acreditam que Obama conseguiu melhorar a situação econômica no país, e a maioria dos americanos pensa que o líder não compartilha as prioridades da população.

O presidente americano é mais bem visto na área de política externa e por sua liderança.

Desde a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, em maio deste ano, Obama foi bastante elogiado por sua gestão na luta antiterrorista.

A enquete da "CBS" assinalou que 57% das pessoas ouvidas aprovam sua gestão na luta contra o terrorismo, embora os eleitores se encontrem divididos, com 41% para cada lado, sobre sua administração da política externa em geral.

A pesquisa ouviu 856 eleitores entre 5 e 7 de dezembro e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. do UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário