> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Ficc divulga resultados do Edital de Apoio à Produção Artística

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ITABUNA-BA: Ficc divulga resultados do Edital de Apoio à Produção Artística

A presidente da Ficc, Sandra Ramalho, destaca que a iniciativa de lançamento de Edital para a Cultura por parte de uma instituição pública local é pioneira no sul da Bahia. O objetivo foi incorporar aos interesses da Ficc uma proposta de apoio financeiro concedido a projetos de grupos e, ou, artistas locais de natureza física ou jurídica para fins de fomento da cultura e das artes. O edital visa ainda agregar valor às ações institucionais de âmbito cultural da Ficc.
Na categoria dança, os projetos contemplados foram os espetáculos O Pequeno Príncipe, de Emily Batista Leal, com 1.110 pontos e Gaiola, de Railda Prudente da Silva, com 1.100 pontos. Na área de teatro, foram selecionadas as peças Dona Casmurra, de Mateus Saron Cabral (Cia Palco de Teatro), com 945 pontos e Quem fica com Dona Onça?, de Jefferson Costa (Grupo Relativo), uma montagem de teatro-escola, com 865 pontos.
Entre os concorrentes da música, foram selecionados os projetos de Heverton Marques Berbert - CD Cinco Horizontes, com 1.070 pontos e Emerson Mozart – CD A Força da Canção, com 840 pontos. A Ficc ressalva que a maior pontuação, 1.095, desta categoria foi a do projeto Ser Tão, do músico Fernando Caldas, que foi eliminado por estar fazendo parte, atualmente, do quadro de funcionários da instituição.

Comissão

A comissão julgadora que selecionou os projetos foi composta por três membros de notória competência nas áreas artísticas indicadas e no conhecimento de projetos de natureza cultural: Verusya Santos Correia, João Paulo Couto Santos (Pawlo Cidade) e Sebastião Nicolau dos Santos (Letto Nicolau).
Pawlo Cidade é graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia da Educação Ambiental. Ator, produtor, autor e diretor de teatro, com 28 espetáculos de teatro montados, é especialista em Projetos e Produções Culturais, consultor de Políticas Públicas para a Arte e a Cultura em todos os Territórios de Identidade. Tem nove livros publicados, assina uma coluna no jornal Diário de Ilhéus, concebeu e coordenou diversos projetos em Arte-Educação em Ilhéus, é funcionário público municipal, presidente do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul e membro da Academia de Letras de Ilhéus.
         Verusya Correia é professora de dança licenciada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação lato sensu no Centro Universitário da Cidade, no Rio de Janeiro (2006), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA e bolsista da Fapesp com a pesquisa Corpografia Urbana: em busca de micro-resistências na dança (2011). No seu currículo destacam-se os projetos Circuito Funarte de Oficinas de Dança - Região Norte, I Festival de Dança de Itacaré, a montagem ABC da Diferença e o espetáculo Os Filhos dos Contos, todos contemplados de editais de fomento à cultura.
         Letto Nicolau é compositor, poeta, professor de música, regente de banda, produtor e diretor artístico. Fundou a Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, hoje Ponto de Cultural, onde promove cursos de instrumento de sopro e percussão, além de teoria musical. Como resultado do trabalho desenvolvido, cinco alunos ingressaram na Faculdade de Música da Ufba e um deles foi selecionado para a Orquestra Sinfônica da Ufba (OSUFBA). Criou os projetos Centro de Artes Integradas e Forteatro-Sul, aprovado em edital da Secult – Secretaria Estadual de Cultura.Texto: Vera Rabelo - Foto: Vinícius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário