> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Média de suicídio no Japão é de 1 a cada 15 minutos (de 06/11)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MUNDO: Média de suicídio no Japão é de 1 a cada 15 minutos (de 06/11)

O Japão está acostumado a brilhar nos rankings quando o assunto é tecnologia, modernidade, fashion, economia ou segurança. Mas quando se fala em índice de suicídio, o país assume uma posição vergonhosa, que vem subindo a cada ano.
Somente no ano de 2006, 32.115 pessoas tiraram as suas próprias vidas, o que equivale a 25 para cada 100.000 pessoas. A cada dia, em média, 100 pessoas se suicidam neste país, ou 1 a cada 15 minutos.
O índice de suicídio entre homens é maior no horário de manhã, aproximadamente às 5 horas. As mulheres têm um comportamento diferente, com predominância na parte da tarde, depois que a família deixa a casa para ir para o trabalho ou à escola.
Especialistas estimam que os motivos de suicídio entre os jovens sejam as intimidações nas escolas (ijime) e os pactos feitos na internet (netto shinju). Eles estão preocupados com o índice de suicídios no Japão, que saltou de 24.391 casos em 1998, para mais de 32 mil em 2006, que representa um aumento de 35% em apenas 10 anos.
Outro fator que preocupa são os suicídios coletivos anunciados ou combinados através da internet. Em 2003, o Japão presenciou o primeiro caso, quando três jovens foram encontrados dentro de um carro van. Depois deste caso, passou a ser comum este tipo de suicídio em grupo. No ano passado, a polícia conseguiu impedir 72 tentativas de suicídio anunciadas através da internet.
Um órgão de assistência e ajuda às pessoas que pensam em tirar a própria vida, recebe aproximadamente 720 mil ligações por ano, nas suas 49 unidades espalhadas pelo Japão. Um dos diretores deste centro lamenta que o Japão não tenha feito praticamente nada para impedir o suicídio de dezenas de milhares de pessoas. Fonte: IPC Digital

Um comentário:

  1. Moro e trabalho no Japão e posso dizer que existe uma liberdade muito grande dada a Yakuza (Mafia)
    e isso é uma das causas de suicídio pois eles perseguem pessoas 24horas por dia na maioria
    estrangeiros. E a policia não toma nenhuma providencia preventiva. Só fazem algo quando a pessoa perseguida aparece assassinada.
    E depois dizem que são 1 mundo e tem segurança!
    Existe pena de Morte, mas no Brasil a policia e muito mais eficiente!

    ResponderExcluir