> TABOCAS NOTICIAS : NOVO ESTADO: Principal cidade de Carajás, Marabá teria a pior qualidade de vida entre as capitais brasileiras

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NOVO ESTADO: Principal cidade de Carajás, Marabá teria a pior qualidade de vida entre as capitais brasileiras

O município de Marabá desponta como o favorito a virar capital de Carajás, caso a população apoie e o Congresso Nacional aprove a divisão do Pará. Com 233 mil habitantes, a cidade é a mais populosa da região e concentra a maior rede de serviços.
Entretanto, se a maioria dos eleitores votarem no “sim” em 11 de dezembro, o que irá determinar qual vai ser a capital é o projeto de lei sobre o novo Estado que deverá ser enviado ao Congresso com os detalhes sobre a nova unidade federativa.  
Existe a possibilidade de se fundar uma nova cidade para ser capital ou escolher algum centro urbano que já existe. Caso prevaleça essa opção, Marabá deve disputar com Parauapebas, a cidade-sede da Vale do Rio Doce e que detém o maior PIB (Produto Interno Bruto) da região.
Nos dois últimos Estados brasileiros que foram criados –Tocantins e Mato Grosso do Sul– a escolha da capital obedeceu lógicas distintas: no Tocantins, optou-se pela criação de uma nova cidade para ser capital, Palmas, fundada em 1989, em um ponto central do Estado. Na época, especulava-se que a capital seria Araguaína, então maior cidade do Tocantins, localizada no extremo norte do Estado.Matéria completa em http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/12/09/principal-cidade-de-carajas-maraba-teria-a-pior-qualidade-de-vida-entre-as-capitais-brasileiras.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário