> TABOCAS NOTICIAS : Oriente Médio: Irã inicia a construção de uma nova usina nuclear

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Oriente Médio: Irã inicia a construção de uma nova usina nuclear

Produção será voltada para uso médico e agricultura, garante deputado.

O Irã começou a construção de uma nova usina nuclear na província de Isfahan, na cidade da Shahreza, informou nesta quinta-feira a agência de notícias estatal Irna. A obra deverá ficar pronta em três anos e sua produção será voltada para uso médico e a agricultura, segundo o deputado Avaz Heidarpur, da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento.
Além de diversas instalações destinadas ao enriquecimento de urânio e outros fins, o Irã tem uma única usina nuclear para a produção de eletricidade, a de Bushehr, com capacidade de 1.000 megawatts. A central ainda não atingiu sua capacidade máxima, mas as autoridades iranianas preveem que isso aconteça no início do próximo ano.
Apesar de o regime de Mahmoud Ajhmadinejad garantir que o programa nuclear do Irã tem fins pacíficos, a comunidade internacional suspeita que o país árabe esteja produzindo bombas atômicas. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou recentemente um relatório no qual afirma que existe uma vertente militar no programa nuclear do país, o que foi negado por Teerã, que afirmou que o país cumpre todos os requisitos do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TPN). (Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário