> TABOCAS NOTICIAS : USO DE ALGEMAS: A democracia brasileira é mais democrática do que a americana? Vejam quanta gente importante nos EUA já levou algemas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

USO DE ALGEMAS: A democracia brasileira é mais democrática do que a americana? Vejam quanta gente importante nos EUA já levou algemas

Aqui no Brasil algema é considerada abuso de poder, excessos, como mostrou a polêmica acesa com a prisão de membros do Ministério do Turismo, no início de agosto.
Mas trata-se de uma ferramenta de trabalho muito utilizada por polícias de países desenvolvidos.
Alguém acha que os Estados Unidos são uma democracia pior do que a nossa? Os direitos das pessoas, lá, são menos respeitados do que no Brasil?
Pois bem, nos Estados Unidos, como mostram as fotos abaixo, as algemas não têm preconceito de cor, religião, posição social, sexo, nada.
Suspeito de cometer um crime, quando preso, é algemado.
Simples assim.
Confiram:
juiz Denny Chin
Bernard Madoff: suspeito e condenado por fraude financeira
Antes de ser condenado a 150 anos de cadeia por uma colossal fraude de 50 bilhões de dólares, o investidor, gestor de fundos e corretor Bernard Madoff recebeu ordem de prisão do juiz Denny Chin, da Justiça de Manhattan, que já saiu algemado do tribunal.
Scott Sullivan
Scott Sullivan: condenado por fraude contábil
Scott Sullivan, ex-chefe-financeiro da empresa de telecomunicações WorldCom, 47 anos, foi condenado a cinco anos de prisão após ser considerado mentor da fraude contábil de 11 bilhões na empresa.
Kenneth Lay
Kenneth Lay, da Enron, envolvido em fraude financeira
Kenneth Lay, envolvido em uma das maiores fraudes financeiras da história dos Estados Unidos, mediante a qual se criaram empresas que serviram para a gigante energética Enron ocultar a magnitude de suas perdas e fazer o mercado financeiro acreditar que estava financeiramente saudável.
Andrew Fastow e Jeffrey Skilling
Andrew Fastow e Jeffrey Skilling, algemados por fraude financeira no caso Enron
Andrew Fastow e Jeffrey Skilling , comparsas de Kenneth Lay no caso Enron. Fastow foi considerado o cérebro da maior fraude financeira da história dos EUA, e sentenciado a 6 anos de prisão devido acordo com promotoria. Skilling, presidente da Enron, pegou 24 anos de cadeia, e tem recurso sendo julgado.
Keith Ellison
Keith Ellison, algemado em protesto em frente a Embaixada do Sudão nos EUA
O deputado muçulmano por um pequeno partido de Minnesota, Keith Ellison, é preso depois de cruzar uma linha de policiais em protestos diante da embaixada do Sudão em Washington.
Karl Rove
Karl Rove, assessor do presidente, algemado por contar segredo de estado
Karl Rove, principal assessor do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush (2001-2009), envolvido no caso da revelação em público do nome de uma agente da CIA como vingança por atos praticdos pelo marido dela (divulgar que alguém trabalha na CIA é crime nos EUA), foi preso e devidamente algemado.
Russel Crowe e Paris Hilton
Russel Crowe e Paris Hilton: algemados
Celebridades não escapam às algemas, naturalmente. O ator Russel Crowe foi preso e algemado, enquanto divulgava um filme seu, por agredir um funcionário de hotel. Já a socialite, herdeira e atriz Paris Hilton foi presa diversas vezes, por dirigir embriagada, posse de drogas, violação de condicional, etc. A riquíssima Paris não escapou das algemas.
O. J. Simpson e Daryl Hannah
Daryl Hannah e O. J. Simpson
A atriz norte-americana Daryl Hannah foi detida em frente à Casa Branca quando participava de um protesto não autorizado contra a construção de um oleoduto supostamente poluidor. O ex-jogador de futebol americano, O. J. Simpson, que já tinha sido absolvido pela morte da mulher, foi condenado por roubo à mão armada e rapto, em Las Vegas.
Randy Quaid e sua esposa, e o popstar Michael Jackson
Randy Quaid e sua esposa, e o popstar Michael Jackson
O irmão do ator Dennis Quaid, Randy Quaid, e sua esposa foram acusado pelo dono de um hotel em Santa Bárbara (EUA) de não terem pago uma conta de 10 mil dólares, algemados e presos. Já o popstar Michael Jackson, falecido em junho de 2011, foi preso e inocentado por abuso sexual, mas não escapou de ser algemado.
Ex-presidente de Taiwan, Chen Shui-bian
Ex-presidente de Taiwan, Chen Shui-bian
A Justiça de Taiwan condenou à prisão perpétua, por roubalheira grossa, o ex-presidente da
República Chen Shui-bian. O ex-líder entrou e saiu do tribunal — agora rumo às grades — algemado.
E no Brasil? Confira as opiniões de ministros do Supremo Tribunal Federal



Ministros do STF Carlos Ayres Brito, Cámen Lúcia, Gilmar Mendes, Eros Grau e Marco Aurélio Mello
“O que se provoca [com as algemas] é um estado de exacerbação, um agravo no estado de privação da liberdade de locomoção. As algemas, quando usadas desnecessariamente, se tornam expressão de descomedimento por parte das autoridades e caracterizam abuso de poder.” (Carlos Ayres Brito)
. . . . . . . . . . . .
“A prisão há de ser pública, mas não há de se constituir em espetáculo. Menos ainda, espetáculo difamante e degradante para o preso, seja ele quem for. Menos ainda, se haverá de admitir que a mostra das algemas, como símbolo público e emocional de humilhação de alguém, possa ser transformado em circo de horrores numa sociedade que quer sangue, porque cansada de ver sangrar. Não é com mais violência que se cura violência. Não é com mais degradação que se chegará a honorabilidade social.” (Cármem Lúcia)
. . . . . . . . . . . .
“A Corte jamais validou esta prática, que viola a presunção da inocência e o princípio da dignidade humana.” (Gilmar Mendes)
. . . . . . . . . . . .
“[O uso de algemas] é uma prática aviltante que pode chegar a equivaler à tortura, por violar a integridade física e psíquica do réu”. (Eros Grau)
. . . . . . . . . . . .
“É hora de este Supremo Tribunal Federal (…) inibir uma série de abusos notados, tornando clara até mesmo a concretude da lei reguladora do abuso de autoridade”. (Marco Aurélio Mello)
Da VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário