> TABOCAS NOTICIAS : 04 DE JANEIRO

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

04 DE JANEIRO

DIA DA ABREUGRAFIA - 04 DE JANEIRO

Numa noite de 1936, as imagens das primeiras fluorografias apareceram nítidas. No início, a fluorografia recebeu nomes como fotofluorografia, radiografia e Roentgenfotografia. O nome abreugrafia foi sugerido pelo médico Ary Miranda, presidente do I Congresso Nacional de Tuberculose, realizado em 1939. O termo tornou-se obrigatório em São Paulo no ano de 1958. O prefeito Ademar de Barros, a exemplo do presidente Juscelino Kubitschek, determinou que as repartições públicas usassem o nome abreugrafia para designar o exame e instituiu o dia 4 de janeiro, nascimento de Manoel de Abreu, como o Dia da Abreugrafia.

O que é abreugrafia?

Abreugrafia é um método, derivado do raio-X, que permite o diagnóstico precoce da tuberculose. Este método foi inventado pelo médico e cientista brasileiro, Manoel Dias de Abreu em 1936 e tem, até hoje, ajudado a salvar muitas vidas.
Trata-se de um método tecnicamente mais eficaz e de um custo operacional bastante reduzido, o que contribuiu para o acesso das populações carentes.

Este dia é dedicado em homenagem ao saudoso médico nascido nesta mesma data, em 1892. Manoel de Abreu freqüentou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou médico em 1913. Tinha então 21 anos e um grande espírito crítico e investigativo.

Sua grande preocupação era encontrar meios para se diagnosticar eficientemente a tuberculose, buscando custos menores, a fim de que o processo pudesse estar disponível para a população carente. Naquela época, a tuberculose causava altos índices de mortalidade, situação essa que se estendeu por muito tempo.

Abreu mudou-se para Paris, em 1915, onde trabalhou nos hospitais Nouvel Hôpital de la Pitié, Laennec e no laboratório de radiologia do Hôtel-Die. Como resultado de seus estudos, descobriu o método da abreugrafia em 1936.

Assim, publicou diversos livros e muitos artigos sobre a abreugrafia, em revistas especializadas nacionais e internacionais. Como reconhecimento à importante contribuição deste ilustre brasileiro no combate à tuberculose, lhe foram rendidas diversas homenagens das principais entidades médicas internacionais.

Além disso, recebeu o título de membro honorário do Colégio Americano de Radiologia e da Sociedade Alemã de Radiologia. A importância de sua obra também levou à criação da Sociedade Brasileira de Abreugrafia em 1957, elevando o reconhecimento da radiologia brasileira em todo o mundo. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-da-abreugrafia-04-de-janeiro.html#ixzz1iRitOLpE 

4 de janeiro, Dia Mundial do Braille

Comuns em embalagens de medicamentos, cosméticos e alimentos, em cartões de visita e em cardápios, os pontos em relevo do Sistema Braille geram uma série de perguntas sobre como a pessoa cega lê.

Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque. Mais em http://www.fundacaodorina.org.br/novidades/novidade/?id=338&/4_de_janeiro_dia_mundial_do_braille

Nenhum comentário:

Postar um comentário