> TABOCAS NOTICIAS : 30 DE JANEIRO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

30 DE JANEIRO

DIA DA SAUDADE - 30 DE JANEIRO

Terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem e mesmo e-mails enviados pela rede de internet no mundo inteiro são ambientes onde a saudade, em alguns casos, também se manifesta. A saudade é nostalgia, um sentimento, uma vontade de rever ou reviver as coisas boas e os bons momentos que já se passaram...

Como no encontro, a possibilidade da separação é presente, da mesma forma, na saudade, a possibilidade do encontro nos rodeia. A saudade faz parte do nosso dia-a-dia, sem nos darmos conta.
Saudade

"Um dia a maioria de nós irá se separar.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora,
as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,
dos tantos risos e momentos que compartilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia,
das vésperas de finais de semana, de finais de ano,
enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai pra seu lado,
seja pelo destino, ou por algum desentendimento,
segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar,
quem sabe... nos e-mails trocados.
Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens...
Aí os dias vão passar, meses... anos...
até este contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo....Um dia nossos filhos
verão aquelas fotografias e perguntarão:
Quem são aquelas pessoas? Diremos...
Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!
Foram meus amigos, foi com eles que vivi
os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar uma vontade de ligar,
ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo.
E entre lágrima nos abraçaremos.
Faremos promessas de nos encontrar
mais vezes daquele dia em diante. Por fim,
cada um vai para o seu lado para continuar
a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo.....
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo:
não deixe que a vida passe em branco, e que pequenas
adversidades seja a causa de grandes tempestades...
*Eu poderia suportar, embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
(Saudade - Fernando Pessoa)

DIA DA REVISTA EM QUADRINHOS - 30 DE JANEIRO

Fantasma, Super Homem, Capitão Marvel e tantos outros firmaram definitivamente o gênero no panorama mundial. A primeira história em quadrinhos surgiu em 1823, em Boston. Era um almanaque que, ao lado de anedotas e passatempos, incluía a novidade.

O Dia do Quadrinho Nacional - festejado em 30 de janeiro - foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, para lembrar que nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira.

No dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada no Brasil aquela que é considerada a primeira história em quadrinhos tupiniquim. Neste ano, o italiano radicado no Brasil Ângelo Agostini publica uma série regular de histórias com o personagem Nhô-Quim, um caipira em aventuras na corte. Suas histórias foram publicadas na revista Vida Fluminense. Não havia um foco narrativo fixo, e sim apenas uma seqüência de situações cômicas sobre um caipira na cidade grande.

Nhô-Quim contava a história de um caipira rico e ingênuo, que vai à corte, acaba se perdendo e se envolve em todo tipo de trapalhadas. A história mostrava o conflito entre a cultura rural e urbana. É uma história hilariante, onde o autor procura fazer críticas aos problemas enfrentados na cidade, aos modismos e costumes da sociedade da época, além de aproveitar para fazer sua costumeira critica política (Agostini era republicano e não perdia oportunidade para criticar a monarquia).

Recentemente foi lançado um álbum com os principais trabalhos com quadrinho de Ângelo Agostini As Aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora: os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883, Senado Federal, organizado pelo jornalista e pesquisador Athos Eichler Cardoso.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-da-revista-em-quadrinhos-30-de.html#ixzz1ksTBFtMt 

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA - 30 DE JANEIRO

Comemorado em 30 de janeiro, o Dia da Não-Violência foi criado por uma razão histórica e espiritual. Em 1948, no dia 30, Mahatma Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos. Quando se dispunha a orar juntamente com 500 pessoas, recebeu vários tiros disparados por Nathuran Vinayak Godse, um hindu fanático.

Medidas da ONU

Tudo aquilo que mata, rouba, agride, depreda, força, obriga, enfim, é imposto, é violento. Quando um criminoso ceifa a vida de alguém, não violentou apenas a vítima, mas todas as pessoas com as quais ela tem laços, familiares ou não. Roubam-se sonhos, furtam-se esperanças, matam-se realidades.

A ONU proclamou a primeira década do Século XXI (2000-2010), como o “Decênio Internacional para a Promoção de uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo”. Contudo, o que vimos eclodir na década passada foram os inúmeros casos de pedofilia, a nível internacional, incluindo segmentos religiosos, artistas famosos, políticos, dentre outros.
Gente que, por princípios e por obrigação moral para com a sociedade, deveria primar pelos direitos das crianças. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-da-nao-violencia-30-de-janeiro.html#ixzz1ksV2Cuqm

Nenhum comentário:

Postar um comentário