> TABOCAS NOTICIAS : FBI fecha o site Megaupload e prende seu fundador

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FBI fecha o site Megaupload e prende seu fundador

Por Época NEGÓCIOS Online
Reprodução Internet
Tela do serviço de arquivos Megaupload (Foto: Reprodução/Internet)
O FBI, a polícia federal dos Estado Unidos, fechou nesta quinta-feira o site de compartilhamento de arquivos Megaupload, sob acusação de pirataria. Segundo oficiais americanos, o site é responsável por causar um prejuízo de US$ 500 milhões a gravadoras e distribuidora de vídeos e games.
Ao tentar acessar o endereço na noite desta quinta-feira a página já não carregava. Segundo os órgãos oficiais, as investigações sobre o endereço já vinham sendo realizadas há dois anos.
O site funcionava para a troca de arquivos de tamanho muito grande, que não podem ser enviados por e-mail. Por conta disso, é muito usado para baixar vídeos, músicas e jogos. Além de fechar o endereço, a polícia prendeu quatro pessoas responsáveis pelo serviço, inclusive seu fundador Kim Schmitz, conhecido como Kim Dotcom. Todos são acusados de infringir as leis internacionais de direitos autorais na internet. Schmitz e seus sócios foram presos na Nova Zelândia. Outros três responsáveis pelo site permanecem soltos.
A operação contra o Megaupload acontece um dia após os protestos contra a lei antipirataria que espera por aprovação nos Estados Unidos. O SOPA (Stop Online Piracy Act) determina que sites de busca sejam responsabilizados caso exibam sites com conteúdo pirata em seus resultados. Grandes empresas de internet são contra a medida e realizaram ontem um protesto contra a iniciativa. O Google soltou um manifesto e a Wikipedia ficou fora do ar durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário