> TABOCAS NOTICIAS : FUTEBOL CROATA: Time garantiu classificação para a primeira divisão subornando árbitros

domingo, 8 de janeiro de 2012

FUTEBOL CROATA: Time garantiu classificação para a primeira divisão subornando árbitros

Segundo o jornal croata 'Jutarnji List', o Karlovac, clube da Prva NHL (primeira divisão de futebol da Croácia), comprou a classificação para a categoria principal da Liga nacional com dinheiro, prostitutas e jantares de luxo para os árbitros.

Segundo um funcionário de um hotel da cidade de Karlovac, o dirigente Neven Sprajcer (ex-secretário da associação de clubes da primeira divisão croata) foi o responsável pela organização do esquema. Sprajcer já foi detido pela polícia. Sua detenção faz parte de uma série de prisões realizadas em meio ao maior escândalo de corrupção da história do futebol croata.

A procuradoria da Croácia suspeita que Sprajcer combinou com o ex-árbitro Zeljko Siric, também detido, a classificação do Karlovac à elite em troca de 25 mil euros por temporada. Ademais, seriam pagos 15 mil euros, já na categoria principal, em troca de favorecimentos da arbitragem.

O escândalo da arbitragem croata começou a ser descoberto em dezembro. A polícia prendeu Sprajcer, Siric e Stjepan Dedovic, presidente da comissão de árbitros da federação croata de futebol. Sprajcer e Siric teriam caído em uma armadilha articulada pela procuradoria e por Hrvoje Males, presidente do Hadjuk Split e informante das autoridades. Males teria entregado 30 mil euros à dupla, como uma "entrada" para os 95 mil euros (R$ 223 mil) que o Hadjuk deveria pagar para ser favorecido pela arbitragem. Por Marcos Chaves-FUTNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário