> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura doa sementes a agricultores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ITABUNA-BA: Prefeitura doa sementes a agricultores

Durante visita ao Assentamento da Associação Grapiúna de Agricultura Familiar (Agrafam), nesta quinta-feira (26), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelino Oliveira, fez a doação de de sementes de verduras e folhagens a 40 pequenos produtores da área, onde será formada uma agrovila.
Além dos representantes do governo, o encontro contou com a presença de secretários de agricultura que compõem o Fórum Regional de Gestores Públicos de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (Freade), como Amúlio Loureiro, de Camacan; José Arnaldo, de Ilhéus; Gildásio de Souza, de Buerarema e Jesus Bahamonde, de Barro Preto, que conheceram o projeto de valorização da agricultura familiar e atestaram que ele é referência na região. A Prefeitura apoia o projeto com recursos próprios.
O assentamento está localizado na Fazenda Niterói, nas proximidades do semi-anel rodoviário de Itabuna, em uma área de 38 hectares, desapropriada pelo município para levar sustento às famílias que estão produzindo três meses. O objetivo do prefeito é manter o homem no campo, dando oportunidade para o cultivo, a produção e a comercialização, que estão garantidos pela parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Prefeitura de Itabuna.
Os produtos comercializados pelos produtores ao PAA serão destinados gratuitamente a 36 entidades sócio-assistenciais e ao Restaurante do Popular. Para o ano de 2012, foi destinado o valor de R$ 1,697 milhões do Governo Federal para o investimento na agricultura familiar, que contempla 400 produtores. Cada um deles poderá comercializar o valor de R$ 4,5 mil até o dia 30 de novembro, quando encerra o ciclo do programa.
Ao longo do encontro, o prefeito percorreu as áreas de plantação no local, conversou com os produtores sobre a importância do fortalecimento da agricultura Familiar no município, que dará continuidade ao projeto, com o assentamento de produtores na região do Catulé, próximo à usina de asfalto de Itabuna. Texto: Viviane Cabral – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário