> TABOCAS NOTICIAS : Itáu Unibanco lidera ranking de queixas do BC

sábado, 21 de janeiro de 2012

Itáu Unibanco lidera ranking de queixas do BC

O Itaú Unibanco liderou o ranking mensal de reclamações das instituições financeiras em dezembro, segundo informações divulgadas ontem pelo Banco Central (BC). A lista considera os bancos com maior número de reclamações em relação ao de clientes.
A instituição mais reclamada teve um índice de 0,98. Em seguida, na lista dos bancos com mais de um milhão de clientes, estão Santander (0,65), Banco do Brasil (0,65), Bradesco (0,58) e HSBC (0,37).
Se forem considerados os números absolutos de demandas dos clientes, o Santander (com 1.471 reclamações procedentes) fica à frente do Itaú Unibanco (1.281 reclamações), e a Caixa Econômica Federal assume a quinta posição, com 812 demandas.
Entre as instituições com menos de um milhão de clientes, o ranking traz os bancos Bonsucesso, Original, BMG, Daycoval e Votorantim no topo de lista.
As maiores reclamações no período foram de débitos não autorizados, cobrança irregular de tarifas e serviços não contratados e esclarecimentos incorretos ou incompletos sobre registro de denúncias, reclamações e pedidos de informações.
O BC também divulgou o ranking das cinco administradoras de consórcio com mais reclamações e seus índices: Santander (13,88), Fancar (1,21), Sorobens (1,11), Convef (0,24) e Panamericano (0,21).
Para calcular esse índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes com operações protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e multiplica por 100.000, para facilitar a visualização do resultado. De http://blogs.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário