> TABOCAS NOTICIAS : Máfia é hoje o maior “banco” da Itália, diz estudo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Máfia é hoje o maior “banco” da Itália, diz estudo

O crime organizado é hoje a instuição que mais lucra na Itália, com um volume de negócios de mais £ 100 bilhões ao ano, o equivalente a R$ 276,4 bilhões. A informação é do relatório Criminality's Grip On Business (A Participação da Criminalidade nos Negócios), feito pela Confesercenti, uma associação italiana que reúne 270 mil empresas.
A situação é resultado, segundo o estudo, da crise financeira pela qual passa o país. Com a crise, veio a falta de crédito para comerciantes e empresários que passaram a recorrer à Máfia para conseguir empréstimos e manter ou salvar seus negócios. É a tradicional prática de agiotagem, com a cobrança de taxas de juros exorbitantes a empresas que são incapazes de honrar pagamentos tão altos.

De acordo o relatório, os vários grupos da Máfia na Itália têm um lucro de cerca de £ 116 milhões ao ano, um valor equivalente a 7% do PIB italiano. O documento afirma que “a cada minuto” uma atividade profissional ou comercial é diretamente afetada pelo crime organizado em todas as regiões do país, com um aumento significativo da atividade na capital Roma. Segundo o estudo, a cidade tem sido o principal alvo de quadrilhas do crime organizado, como  a Máfia siciliana, a Camorra de Nápoles, a calabresa N'drangheta e a Sacra Corona Unita, da região de Puglia.

Extorsão e intimidação são os métodos usados para extrair milhões de lojistas, restaurantes, cinemas, empresas de construção e milhares de outras empresas, enquanto os “padrinhos”, gíria usada pela Máfia para designar os chefes em suas quadrilhas, espalham suas atividades criminosas pelo país.

Marco Venturi, presidente da Confesercenti, descreve a Máfia como “o maior banco do país, com ativos líquidos de mais de £ 50 bilhões”. Segundo Venturi, como resultado de extorsão e agiotagem, mais de 190 mil empresas foram forçadas a fechar nos últimos três anos.

No ano passado, o grupo mafioso N'drangheta estava usando vários restaurantes famosos e bares de vinho ao longo da famosa Via Veneto, no centro de Roma, para lavagem de dinheiro, além de praticar a extorsão.
A agiotagem também era galopante nas cidades sicilianas de Catania e Palermo – bem como em Nápoles, no sul, e em Reggio. Aqueles que não conseguiram pagar suas dívidas foram submetidos à violência e intimidação por mafiosos.

O relatório aponta que os empréstimos a taxas exorbitantes se tornou uma forma fácil e lucrativa de ganhar dinheiro – em comparação com os meios mais tradicionais de tráfico, contrabando de armas, prostituição e jogos de azar.
Conheça os principais atores no mapa do crime organizado da Itália:

Máfia siciliana: Também conhecida como a Cosa Nostra, o grupo criminoso do século 19 ficou conhecido por ser retratado em filmes de Hollywood. Seu nome é agora um termo genérico para qualquer rede criminosa organizada, com estrutura semelhante
Camorra: A sociedade secreta da região de Campania é uma das organizações mais antigas, com os maiores criminosos da Itália.Ao contrário da Máfia de estrutura piramidal ao estilo 'Poderoso Chefão', os clãs da Camorra agem de forma independente, o que a torna mais resistente quando os chefes estão presos ou mortos

N'drangheta: Este grupo do século 19, da região da Calábria, é considerado uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo, com uma notável capacidade de migrar para outros países, incluindo Argentina, Holanda e Austrália

Sacra Corona Unita: A mais nova das organizações criminosas, criada na década de 1970, o SCU é especializado em contrabando de drogas e tráfico de armas. Eles cobram uma espécie de pedágio de outras organizações criminosas para a passagem pela costa de Puglia, no sul-leste – uma porta de entrada comercial para países como a Albânia. De http://epocanegocios.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário