> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Governo americano monitora sites, blogs e redes sociais

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MUNDO: Governo americano monitora sites, blogs e redes sociais

O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos monitora regularmente dezenas de sites, incluindo o Facebook, o Twitter, o WikiLeaks, o YouTube e até o blog The Lede, do New York Times Lede, o Global Voices Online e o Blog del Narco, com o objetivo de "recolher informações usadas para formar um quadro de situação e estabelecer um panorama operacional comum", informou a Reuters na quinta-feira 12 de janeiro.
O Centro Nacional de Operações (NOC) do DHS publicou uma lista dos sites monitorados. Além do blog The Lede, no New York Times, o Huffington Post, o Drudge Report, alguns blogs da revista Wired e o blog investigativo da ABC News The Blotter também são vigiados.
A Iniciativa para o Monitoramento da Mídia do NOC, aprovado em novembro, significa que o governo "pode reunir informações pessoais de âncoras, jornalistas, repórteres ou quaisquer pessoas que usem 'as mídias tradicionais ou sociais para manter o público atualizado e informado", segundo o RT.com. Esse monitoramento é realizado pelo menos desde junho de 2010, acrescentou a Reuters.
Em texto para o AllVoices, Anne Hart que o objetivo do monitoramento seria ficar de olho em potenciais vazamentos de informação e em jornalistas que possam publicar esses dados vazados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário