> TABOCAS NOTICIAS : " OS REIS "> Grécia publica "lista da vergonha" com mais de 4 mil sonegadores fiscais

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

" OS REIS "> Grécia publica "lista da vergonha" com mais de 4 mil sonegadores fiscais

AFP PhotoO Ministério da Fazendo da Grécia publicou na noite de domingo uma lista com os nomes das 4.152 pessoas que devem ao Estado 14,877 bilhões de euros em impostos e multas por infrações fiscais não quitadas até o momento, informou nesta segunda-feira a imprensa grega.
Destes contribuintes, 15 devem ao Estado mais de 100 milhões de euros cada, outros 15 devem entre 50 e 100 milhões, enquanto 246 estão com dívidas de entre 10 a 50 milhões de euros.
Por meio do confisco e do leilão de bens em propriedades destas pessoas, o governo grego espera reduzir o elevado déficit público do Estado.
Porém, muitas das pessoas que estão na lista, de 170 páginas, já declararam falência ou estão presas justamente por fraude fiscal, lembrou nesta segunda o jornal "Eleftheros Typos".
De acordo com o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, que desde novembro vinha ameaçando divulgar a "lista da vergonha", esta é uma das evidências do principal problema da sociedade grega, a inadimplência no pagamento de impostos.
O primeiro da lista é Nicos Kasimatis, um empresário de 57 anos, simpatizante do partido conservador Nova Democracia, com uma dívida de 952 milhões de euros e que está preso desde 2009, condenado a 504 anos de prisão por evasão e fraude fiscal.
Kasimatis coordenava em Salônica (norte do país) uma rede clandestina de empresas e inspetores de Fazenda para evadir e fraudar impostos.
O empresário entregou a um juiz os nomes dos inspetores corruptos com os quais colaborava, mas, segundo a imprensa grega, eles permanecem em seus cargos até hoje.
Outros que aparecem na lista são o ex-jogador de basquete russo Michail Misunov, que deve 600 mil euros, e Giorgos Batatoudis, antigo proprietário do clube de futebol PAOK Salônica, que possui uma dívida de 2,5 milhões de euros com o fisco grego. Da  EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário