> TABOCAS NOTICIAS : Para jornal, Dilma e ‘Dama de Ferro dos Trópicos’

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Para jornal, Dilma e ‘Dama de Ferro dos Trópicos’

O jornal britânico Financial Times divulgou hoje uma reportagem falando sobre os desafios do Brasil para combater a desaceleração econômica e ao mesmo tempo lutar contra o fantasma da inflação em 2012. Além de uma página inteira com uma foto de Dilma Rousseff e um gráfico, o texto contou inclusive com uma chamada na capa do periódico, na qual a presidente brasileira é descrita como a “Dama de Ferro dos Trópicos”.
A matéria aponta que após um crescimento de quase 7,5% em 2010, no ano passado a economia brasileira cresceu menos da metade desse nível — sendo que no terceiro trimestre o crescimento trimestral ficou levemente negativo — enquanto o “inimigo histórico do país, a inflação, reapareceu com força”.
Este ano, diz o artigo escrito por Joe Leahy, Dilma terá de ressuscitar a economia e mostrar que o Brasil faz jus à reputação de um grande mercado emergente com alta taxa de crescimento, ou arrisca perder a confiança dos investidores.
“A perspectiva ainda é bastante construtiva e as oportunidades existem, mas eu acredito que aos poucos eles estão percebendo que precisam trabalhar para fazer isso acontecer”, diz na matéria do FT o economista Alberto Ramos, do Goldman Sachs, se referindo às autoridades brasileiras. “O crescimento potencial do PIB é muito baixo”, aponta.
Mas Dilma é descrita como capaz de enfrentar o desafio que se apresenta. “Uma economista do desenvolvimento e leitora voraz com um olho clínico para detalhes, ela é conhecida como uma chefe durona, que não tem medo de criticar publicamente funcionários ou mesmo ministros que chegam mal preparados para as reuniões. É um comportamento que lhe rendeu uma reputação de Margaret Thatcher tropical”, diz o texto. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário