> TABOCAS NOTICIAS : POLITICA> Ministro da Integração deve prestar esclarecimentos no Congresso na quinta-feira

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

POLITICA> Ministro da Integração deve prestar esclarecimentos no Congresso na quinta-feira

Camila Campanerut - Do UOL, em Brasília
A Comissão Representativa do Congresso Nacional fará na próxima quinta-feira (12) uma reunião na qual o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, é esperado para explicar as denúncias de favorecimento de parentes e de liberação de verbas a seu Estado de origem, Pernambuco. O ministro também deve responder às acusações de irregularidades que teria cometido à frente da Prefeitura de Petrolina (PE).

Na tarde desta terça-feira (10), o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), protocolou no Senado um requerimento para convocar Bezerra. “[José] Sarney falou que se eu protocolasse [o pedido], ele convocaria a comissão [para ouvir Bezerra], mas quem convoca a comissão é ele”, afirmou Dias.

Mais cedo, o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), anunciou a convocação da comissão para quinta-feira (12). No encontro, todos os requerimentos recebidos pelo colegiado serão analisados. Entre eles, estão o do senador tucano e dois do PPS –um que pede explicações ao Ministério da Integração sobre as denúncias de favorecimento na destinação de verbas de combate às enchentes para Pernambuco e outro pedindo a convocação de Bezerra.

Segundo a assessoria de imprensa do ministro, ele deverá comparecer ao Congresso e, desde o fim da semana passada, prepara uma apresentação aos parlamentares detalhando o uso de verbas dos ministérios em ações contra a chuva nos Estados.

A Comissão Representativa do Congresso é formada por oito senadores e 17 deputados indicados por lideranças partidárias e funciona de 23 de dezembro a 1º de fevereiro –período do recesso parlamentar. As reuniões da comissão só são feitas por meio de convocação do presidente do Congresso e precisam da presença mínima de três senadores e seis deputados para funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário