> TABOCAS NOTICIAS : Preços das bebidas ficaram 2,20% mais caros, segundo IBGE

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Preços das bebidas ficaram 2,20% mais caros, segundo IBGE

As empresas fabricantes de bebidas aproveitaram a proximidade do verão para ajustarem os preços em novembro. Na passagem de outubro, os preços ficaram 2,20% mais caros no mês seguinte, devido ao aumento, sobretudo, do chope, segundo a inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado na manhã de ontem,04,pelo IBGE.
“O aumento das bebidas é por causa do verão. Chega o verão é normal aumentar (os preços). Se olharmos a série do ano passado, acontece a mesma coisa. Em outubro, novembro e dezembro os preços de bebidas tendem a subir um pouco mais, porque aumenta a demanda, principalmente de chope”, disse Alexandre Brandão, gerente do IPP no IBGE, lembrando ainda que a proximidade de datas festivas, como Natal, ano-novo e carnaval mantém o consumo aquecido. “As empresas têm a oportunidade de aumentar o preço porque a demanda está acelerada.”
Em novembro, ficaram mais elevados os preços de cerveja, chope, refrigerantes e xarope para bebidas. Por outro lado, houve redução de preços no grupo de aguardente de cana, rum ou tafiá.
De janeiro a novembro de 2011, o setor de bebidas acumulou alta de 7,49%, o que Brandão justifica por um possível aumento da demanda interna no período. Em 12 meses, a variação foi de 10,57%. “O pessoal pode estar bebendo mais, provavelmente”, explicou o pesquisador do IBGE. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário