> TABOCAS NOTICIAS : Prêmio Algemas de Ouro é entregue em baile carnavalesco

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prêmio Algemas de Ouro é entregue em baile carnavalesco

O ponto alto do ‘Baile do Pega Ladrão!’, pré-carnavalesco realizado na última quinta-feira (19) foi a entrega do ‘Troféu Algemas de Ouro de 2011’. Os foliões que compareceram ao tradicional Clube dos Democráticos, na Lapa, Rio de Janeiro, vaiaram entusiasticamente os vencedores da votação realizada no Facebook, que teve sete mil eleitores. 
Foram entregues as algemas de ouro, prata e bronze, respectivamente para o presidente do Senado, José Sarney (que teve 59,5% dos votos), ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (18,8%), e à deputada Jaqueline Roriz (8,4%), filmada recebendo dinheiro de propina e que foi absolvida pela Câmara dos Deputados no ano passado.O discurso do campeão, José Sarney, representado por Carlos Alberto Orofino, começou com “Brasileiros e brasileiras”. Depois de chamar a imprensa de desinformada, disse: “Sou homem de letras e para desespero de todos, imortal!”, se referindo ao fato de ter cadeira na Academia Brasileira de Letras. Já Jaqueline Roriz, representada por Cristiana Sanctos, afirmou estar “feliz” por seguir a tradição da família.
O ‘Baile do Pega Ladrão!’ e o ‘Troféu Algemas de Ouro’, foram organizados pelo Movimento 31 de Julho, que tem realizado atos contra a corrupção nos últimos meses. As iniciativas contaram com apoio de diversos movimentos do Rio e de outras cidades do país.
Também estavam no páreo os ex-ministros Antônio Palocci, com 6% dos votos, Carlos Lupi (2,3%), Alfredo Nascimento (2,1%), Orlando Silva (0,9%), Wagner Rossi (0,9%) e Pedro Novais (0,6%). Pelo salão havia vários fantasiados de guardas do FBI brincando de prender folionas mais bonitas. A escolha dos candidatos foi feita pelo próprio Movimento, com base em matérias dos jornais envolvendo suspeita de corrupção.
O baile foi animado pelo conjunto vocal Anjos da Lua, de Eduardo Gallotti, que apresentou repertório inspirado na corrupção e na impunidade da política brasileira, como ‘Se gritar pega ladrão!’, de Bezerra da Silva; ‘Pecado Capital’, de Paulinho da Viola; ‘Lama’, de Mauro Duarte; ‘Homenagem ao malandro’, de Chico Buarque; ‘Saco de feijão’, de Francisco Santana; e ‘Onde está a honestidade?’, de Noel Rosa.
A proposta dos organizadores é manter a mobilização contra a corrupção e a impunidade mesmo neste período de festas e férias. O Movimento 31 de Julho planeja realizar show na Zona Sul do Rio, depois do Carnaval, com a participação de artistas que apóiam a causa do combate à corrupção e à impunidade.
A agenda política dos grupos contra a corrupção inclui a realização de atos pela aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais deste ano, pela agilização do julgamento do Mensalão pelo STF, em solidariedade à ministra Eliana Calmon (CNJ) e em apoio à liberdade de imprensa. *Com informações do Jornal O Globo e do Movimento 31 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário