> TABOCAS NOTICIAS : SOLIDARIEDADE NA WEB: Norte-americano encontra doadora de rim após fazer apelo em página do Facebook

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SOLIDARIEDADE NA WEB: Norte-americano encontra doadora de rim após fazer apelo em página do Facebook

Damon Brown, 38, precisava fazer um transplante de rim. Por isso, o homem que vive em Seattle (EUA) com a mulher e os filhos (Julian, 5, e Theo, 3) criou uma página na rede social Facebook relatando seu problema. Parentes e amigos divulgaram o link até que surgiu uma doadora: nesta terça-feira (3), ele receberá o rim de uma mulher que sua esposa, Bethany, conhece há anos, mas que nunca foi muito próxima da família.  
“Ela [a doadora] disse que não é para mim. É para os meus filhos, que merecem ter o pai por perto”, afirmou. Jacqueline Ryall, a doadora que tem 45 anos, disse à agência de notícias AP: “Minha vida é boa. Recebi muito e tenho a responsabilidade de devolver”.
Brown admite que, em um primeiro momento, teve vergonha de pedir ajuda publicamente. Poucas pessoas sabiam de sua doença e ele estava em uma lista de transplante, na qual esperaria por pelo menos três anos . O norte-americano fazia diálise, mas estava vendo sua saúde deteriorar: vivia cansado e com dor. “Sou um cara forte, mas devo dizer que foi um ano difícil.”     
Depois de uma consulta médica particularmente difícil, Damon e Bethany decidiram criar a página no Facebook, com mais de 1.400 amigos. Foi então que encontraram Jacqueline, uma doadora compatível que disse ter feito uma pesquisa e descoberto que é seguro viver com apenas um rim. “Neste momento, sinto que é a coisa certa a fazer”, disse.
Há algumas semanas, quando o transplante foi aprovado e agendado, Brown postou a notícia no Facebook e recebeu cerca de 300 respostas de apoio. Com informações da AP//UOL Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário