> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE MARÇO

segunda-feira, 5 de março de 2012

05 DE MARÇO

05 de março - Dia do Filatelista (colecionador de selos)

Os filatelistas são os colecionadores de selos. O filatelista não se resume a recolher selos e guardá-los. Trata-se também de organizá-los, separando-os de acordo com país, época, tema, variedade ou algum outro critério.
E tem mais: nem só de selos vive o filatelista. Há também carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos, por exemplo.

A Filatelia é um passatempo que mobiliza milhares de pessoas no Brasil. Estes colecionadores, ao reunirem os vestígios do dia-a-dia postal, recolhem também um pouco de história, contribuindo assim para a preservação da memória cultural de um país ou época. O hobby é tão valorizado que, em alguns países da Europa, a Filatelia chega a ser matéria obrigatória no currículo de escolas.

O primeiro selo

O primeiro selo nasceu na Inglaterra, em 1840, a partir da necessidade de se estabelecer um padrão de tarifas postais para toda a nação. Antes de existir, o destinatário arcava com as despesas de correspondência. Com os selos, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional.

A idéia de criação do selo era parte de um projeto de reforma do sistema postal inglês, concebido por Rowland Hill, que foi também o responsável pelo esboço do primeiro exemplar, com a estampa do perfil da Rainha Vitória. Os primeiros selos foram colocados à venda ainda em 1840 e eram conhecidos como Penny Black, uma alusão a seu preço, um penny, e a sua cor, preta. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/05-de-marco-dia-do-filatelista.html#ixzz1oCxFbOqY 

5 de Março – Dia Nacional da Música Clássica

O então presidente da República Lula da Silva assinou o Decreto que instituiu a celebração em 5 de março do Dia Nacional da Música Clássica. O dia escolhido recaiu na data de nascimento de um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos.
Com o Decreto espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens. A partir de agora, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba; além de 5 de março.
O público de música clássica no Brasil cresce a cada dia. Em 6 anos, o público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo subiu de 68.134 para 172.879 espectadores.
No Rio de Janeiro, as estatísticas apontam um crescimento expressivo tanto no leque de programações como no público, que ganha perfil eclético.
O Brasil realiza hoje em torno de 60 festivais por ano de música clássica, que vem batendo recordes de público a cada edição. O maior deles, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão mantem um público anual em torno de 80 mil pessoas. Fonte: Audições Brasileiras / Revista Cello

Nenhum comentário:

Postar um comentário