> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE MARÇO

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 DE MARÇO

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA FLORESTA

Grande parte da nossa vegetação natural encontra-se hoje, em estado preocupante, reduzida a ecossistemas fragmentados, devido à expansão das áreas urbanizadas.

A exploração da terra tem modificado intensivamente a vegetação nativa de vários continentes, ao longo da história, à medida que muitas áreas foram desmatadas para a agricultura e a pastagem, esgotando o solo e refletindo implicações graves ao meio físico (desertificação e erosão), levando ao processo de extinção.
Acredita-se que muitas áreas compostas de remanescentes florestais apresentam formações vegetais secundárias. Faz-se necessário o desenvolvimento de programas de reflorestamento com implementação de ações que visam sensibilizar e estimular a conservação e restauração desses ecossistemas florestais.

Extremamente importantes para a manutenção e conservação da flora e da fauna, as florestas urbanas e rurais abrigam grande parte da riqueza biológica existente. Tratam-se de recursos naturais renováveis e compõem a base de sustentação do solo, ar e água, influindo diretamente na manutenção da qualidade destes recursos essenciais à vida. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/21-de-marco-dia-mundial-da-floresta.html#ixzz1piU36Y11 

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO

A negação da existência do racismo é uma das formas mais cruéis de racismo, quando ele existe de fato .

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos, no dia 21 de março. A data foi instituida pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na cidade de mesmo nome, na África do Sul, em 21 de março de 1960.

No Brasil, o sonho de um país sem preconceitos de raça ou de cor, de uma sociedade em que as pessoas sejam valorizadas pelo seu conteúdo humano e não pela aparência, é, com certeza, o sonho da maioria dos brasileiros. Entretanto o sonho não corresponde à realidade, principalmente em relação aos que sofrem a discriminação. Pior ainda é insistir com os discriminados que eles não o são; ou, pior ainda: que eles é que discriminam, ou se discriminam.

Ainda assim, nega-se o óbvio: “Quem não tem um pouco de sangue negro?”; “No Brasil, somos todos misturados”; “Aqui não tem branco nem negro; somos todos brasileiros”; “Minha tataravó era índia (ou negra)”; “Não existe racismo porque não existem raças”; “Querem nos dividir”; “Estão importando um problema que não temos”; e por aí afora. Ora, como alguém já disse, a melhor maneira de não resolver um problema, ou agravá-lo, é fingir que ele não existe, cumprindo observar que a insistência em sustentar o mito da democracia racial só faz aumentar as tensões sociais e produzir intolerância(1). O não reconhecimento do direito à diferença acarreta atitudes de intolerância para com aqueles que simplesmente se declaram negros ou índios. Há mesmo os que acham que todos os índios deveriam usar terno e gravata. E os que acham que os índios não são patriotas. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/02/21-de-marco-dia-mundial-contra-o.html#ixzz1piUPIJnV  

21 de Março – Dia Mundial da Poesia – World Poetry Day

A 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia e determinou a cada escritório regional que as comemorações sejam em escala nacional e internacional.
As atividades comemorativas devem ser organizadas por sociedades de poesia ou de escritores e poetas, jornais, periódicos especializados em cultura, literatura e artes, editoras que tenham coleções de poesia, teatros e casas de shows, especialmente em transmissões de rádio e TV, escolas e instituições preocupadas com a cultura.
Entre os objetivos da iniciativa da UNESCO está o incentivo e reconhecimento da poesia regional, nacional e internacional, e desencadear processos que devem servir para apoiar a diversidade linguística e cultural, utilizando a expressão poética, e oferecer a línguas ameaçadas de extinção a oportunidade de serem ouvidas na co
munidade internacional.
World Poetry Day is on 21 March, and was declared by UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) in 1999. The purpose of the day is to promote the reading, writing, publishing and teaching of poetry throughout the world and, as the UNESCO session declaring the day says, to “give fresh recognition and impetus to national, regional and international poetry movements.” Fonte: ABRALI / Wikipédia

21 de Março – Dia Mundial da Síndrome de Down – World Down Syndrome Day

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
A síndrome de Down é a síndrome genética melhor conhecida. É responsável por 15% dos portadores de atraso mental que frequentam instituições próprias para crianças especiais. Sua primeira descrição clínica foi publicada em 1866 por Langdon Down. É também chamada de mongolismo devido à aparência facial de seus portadores.
O diagnóstico preciso é feito através do cariótipo que é a representação do conjunto de cromossomos de uma célula. O cariótipo é, geralmente, realizado a partir do exame dos leucócitos obtidos de uma pequena amostra de sangue periférico. É também possível realizá-lo, antes do nascimento, depois da décima primeira semana de vida intra-uterina, utilizando-se tecido fetal.
A causa da SD é o excesso de material genético proveniente do cromossomo 21. Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois, por isto a SD é denominada também Trissomia do 21. Fonte: Wikipédia / Cérebro & Mente / World Down Syndrome Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário