> TABOCAS NOTICIAS : Após festa em presídio, secretário pede demissão no AM

sábado, 31 de março de 2012

Após festa em presídio, secretário pede demissão no AM

Desgastado pela divulgação, nesta semana, de imagens de presos em uma festa dentro de um presídio do Estado, o secretário de Justiça do Amazonas, Lélio Lauria, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (30).

Lauria, que é promotor de Justiça, estava no cargo desde 2004, quando foi nomeado pelo ex-governador do Amazonas e hoje líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB).

O ex-secretário disse à Folha ter sido "traído por pessoas desonestas", em referência a funcionários da segurança na Unidade Prisional de Puraquequara, em Manaus, onde houve a festa dos presos.

Imagens da festa, divulgadas em redes sociais, mostram presos bebendo e fazendo churrasco. Um detento identificado como Alessandro Barbosa aparece com um barril de cinco litros de cerveja no ombro e copo na mão. Outros detentos assistem filmes em TV de tela plana.

Investigações da secretaria indicam que a festa ocorreu em novembro de 2011. Os presos se reuniram em um corredor de acesso a dez celas da galeria dois do presídio, que fica na zona rural de Manaus.

Lauria disse ainda ser inevitável relacionar sua saída ao episódio, que classificou como "gravíssimo", e defendeu apuração. "As pessoas que facilitaram isso [festa] têm que ser punidas."

A Secretaria de Justiça já havia afastado, na terça-feira (27), o diretor da unidade, Oton Bittar, no cargo havia dois meses.

Também foi aberta sindicância para apurar o caso em até 30 dias. Funcionários envolvidos poderão ser demitidos. Segundo o governo do Amazonas, os presos envolvidos foram transferidos para outras unidades e vão responder a um processo disciplinar, perdendo direito a visitas nos fins de semana.

A Secretaria da Justiça é responsável pela administração de 18 unidades prisionais no Amazonas. São 6.270 detentos sob custódia, sendo 3.881 em Manaus.

A assessoria do governador Omar Aziz (PSD) disse que ele aceitou a demissão de Lauria, mas ainda não indicou um substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário