> TABOCAS NOTICIAS : BID deve propor criação de fundo de contingenciamento

domingo, 18 de março de 2012

BID deve propor criação de fundo de contingenciamento

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deve apresentar uma proposta de criação de um fundo de contingenciamento para os países da região, cujas economias venham a sofrer um efeito negativo demasiado com uma eventual deterioração da crise da zona do euro ou com uma desaceleração da economia mundial mais forte.

A proposta será apresentada nesta segunda-feira, dia 19, aos representantes dos países membros da instituição, durante a reunião de governadores (como são chamadas as autoridades de cada país) no encontro anual do BID que acontece na capital do Uruguai.

"Sabemos que essa crise ainda pode ter um efeito negativo nas economias da região e nenhum país está isento de sofrer os impactos da crise", disse Koldo Echebarria, gerente de planejamento estratégico do BID.

Ele lembrou que em 2008 e 2009, quando a crise financeira atingiu o ápice, o Banco aumentou o volume de empréstimos para os países da região, o que a instituição está pronta para fazer de novo, caso haja uma deterioração da situação. O BID não deu detalhes sobre o tamanho desse novo fundo de contingenciamento, nem a contribuição de recursos de cada país para a sua criação. De Agencia Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário