> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Paraíba ganha uma nova empresa a cada 25 minutos

quarta-feira, 21 de março de 2012

BRASIL: Paraíba ganha uma nova empresa a cada 25 minutos

Com uma média de um novo empreendedor individual formalizado a cada 25 minutos, a Paraíba é o segundo estado nordestino com maior taxa de crescimento de formalização de empresas formadas por uma pessoa entre janeiro e o dia 14 de março. Ao todo, segundo dados fornecidos pelo Sebrae, até o último dia 14, o Estado possuía 30.344 empreendedores individuais. Em janeiro, eram 26.201, o que significa um acréscimo de 4.143 empreendedores formalizados na economia do Estado.

Quem se formalizou neste ano, garante que valeu a pena. “Faz apenas dois meses que fiz meu cadastro de empreendedor individual e tudo está indo bem. Além de ter ficado mais fácil fechar os contratos, fiquei mais organizado também do ponto de vista pessoal”, comentou o músico Roberto Carlos Vieira, que mora no município de Patos, no Sertão do Estado. “Minhas perspectivas para os próximos meses são as melhores”, acrescentou. Do Jornal da Paraíba


Conforme o levantamento, no Nordeste, a taxa de crescimento de formalização na Paraíba (15,81%) é menor apenas que a do Ceará (20,93%), que em menos de três meses já registrou um aumento na quantidade de empreendedores individuais do Estado. No ranking nacional, que também é encabeçado pelo Ceará, a Paraíba ocupa a oitava colocação, ficando atrás também de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás.

Para o gerente de Atendimento do Sebrae-PB, Elinaldo Macedo, o crescimento registrado na Paraíba está relacionado ao crescimento econômico do Estado. “Existem oportunidades não somente na capital, mas também em várias cidades do interior do Estado. Quando a economia cresce, crescem também as oportunidades de negócios para os empreendedores individuais”, comentou.

Além das oportunidades, Macedo ressalta que o novo teto de faturamento para empreendedores individuais, que passou de R$ 3 mil mensais para R$ 5 mil desde o mês de janeiro, também colaboraram para o crescimento da formalização. “Não temos dúvidas de que o novo teto foi um incentivo a mais para outras pessoas se formalizarem”, destacou.

Em todo o país, 288.165 empreendedores se formalizaram entre janeiro e o dia 14 de março. Atualmente, o país possui 2,174 milhões de empreendedores individuais, com um aumento de 15,28% na comparação com o dia 1º de janeiro.

Em números absolutos, o estado com o maior número de empreendedores individuais é São Paulo, com 518.762 empreendedores já formalizados. Já o menor número de empreendedores formalizados está em Roraima (4,7 mil). A menor taxa de crescimento do país registrada neste ano foi a do Amapá (8,79%). Do Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário