> TABOCAS NOTICIAS : Começam em 10 de abril as inscrições do Universidade para Todos

quarta-feira, 28 de março de 2012

Começam em 10 de abril as inscrições do Universidade para Todos

Serão abertas no dia 10 de abril as inscrições para o projeto de pré-vestibular gratuito do governo do estado, o Universidade para Todos, que este ano vai disponibilizar 22.840 vagas, distribuídas em 158 municípios baianos. Em Salvador, o projeto é ofertado em 29 locais. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram assegurar uma vaga no ensino superior. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela Internet, na página do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)  até o dia 20 de abril.
Pode concorrer à vaga o candidato regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia; que tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual do Estado da Bahia, o ensino fundamental II – 5ª a 8ª série, (atual 6º ao 9º ano) ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª série do ensino médio regular ou modalidades correspondentes; além de egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, que tenha cursado, em escola pública no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.  
No momento da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar. Terão prioridade os candidatos que tiverem os melhores aproveitamentos escolares, resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, informadas pelo candidato no momento da inscrição.
 O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa são contemplado, ainda, com material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais para aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas. O projeto é executado pelas quatro universidades estaduais: Uneb, Uefs, Uesc, Uesb e também pela UFRB. O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br .   
Exemplo – Ex-aluna da Escola Estadual José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista, Gisele da Silva, 17 anos, cursou o 3º ano pela manhã, no ano passado, e à noite ia para as aulas do Universidade para Todos. O resultado do esforço foi a aprovação no curso de Direito da Uesb. “O curso ajudou a reforçar o que eu aprendia na escola. Muita coisa que caiu no vestibular eu tinha acabado de ver no curso, como Globalização e Conflitos no Oriente Médio”, diz a estudante, que é filha única de uma empregada doméstica e um pedreiro. “Minha família ficou muito feliz”, conta Gisele, que está na expectativa para o início das aulas, em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário