> TABOCAS NOTICIAS : ECONôMIA: ‘Governo vai evitar valorização do real’, diz Mantega

sábado, 24 de março de 2012

ECONôMIA: ‘Governo vai evitar valorização do real’, diz Mantega

A queda da inflação permite que o governo seja mais proativo nos estímulos à economia, disse na quinta, 22,  o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após participar da reunião da presidente Dilma Rousseff com 28 dos principais empresários do País. Ele fez a afirmação ao comentar a prévia do IPCA do mês, que ficou em 0,25%, abaixo do esperado pelos analistas do mercado financeiro, que calculavam até 0,42%.
O câmbio foi apontado pelos empresários como um desafio importante, pois há uma política de desvalorização cambial em vários países, o que coloca os produtos brasileiros em situação de inferioridade, segundo o ministro. “Temos prejuízos da importação e exportação. E essa questão é vista por empresários como uma questão crucial.”
Segundo ele, o real não pode se valorizar, caso contrário a mercadoria brasileira fica mais cara. “O governo tranquilizou os empresários. Vamos continuar a fazer políticas de intervenção no câmbio que não permitam que o real se valorize. Isso é um compromisso do governo”, garantiu.
Para Mantega, o Brasil é um dos países que mais fazem essa política sem atrapalhar os investimentos. “Temos uma política que tem dado resultados. Desde o segundo semestre do ano passado, o câmbio está em situação mais favorável. Posso afirmar que vai continuar assim.”
Os empresários se queixaram sobretudo dos custos elevados de produzir no País. O ministro admitiu que, apesar de o Brasil estar em pleno emprego, é preciso reduzir o custo da mão de obra. Por isso, a desoneração da folha de salários das empresas foi discutida. De http://blogs.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário