> TABOCAS NOTICIAS : Empresa de Eike sobe mais que o dobro da Bovespa neste ano

terça-feira, 27 de março de 2012

Empresa de Eike sobe mais que o dobro da Bovespa neste ano

As ações da empresa de mineração de Eike Batista, a MMX (MMXM3), subiram neste ano mais do que o dobro do Ibovespa, principal índice de ações na Bolsa paulista.
Segundo levantamento da consultoria Economatica, os papéis da empresa tiveram valorização de 34,18% até o dia 23 de março, enquanto o índice subiu 15,96%.
A situação foi inversa em 2011. Os papéis da empresa caíram 40,61%, mais do que o dobro da Bovespa, que teve perdas de 18,11%.
Segundo Paulo Romaro, chefe do departamento de administração da PUC-SP, a mudança de um ano para outro ocorreu porque a mineração depende mais da situação da economia mundial do que a maioria das outras empresas da Bolsa.
De acordo com o professor, a crise europeia caminha para uma solução em 2012 e os Estados Unidos dão sinais de recuperação. “O mundo ano passado estava mais pessimista. 2012 é um ano visto pelos analistas de mercado como algo bem melhor que o ano passado.”
A recuperação, segundo Romaro, também aconteceu porque a MMX é mais atrativa do que outras empresas da área de mineração. “A Vale, por exemplo, é uma senhora velha e cansada. E a empresa do Eike é uma jovem esbelta, e isso dá alguma vantagem para ele no setor”. Segundo Romaro, a tendência é de que as ações do setor de mineração continuem subindo neste ano.
Desde que a empresa abriu seu capital, em 2006, os melhores anos da MMX foram 2007, quando ela ganhou 308,7%, e 2009, quando as ações subiram 345,85%.
A maior queda ocorreu em 2008, quando as ações perderam 86,22% do seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário